IDEB DE SÃO BENEDITO DO RIO PRETO

É interessante como as coisas se passam em países ocidentais em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, em que ainda se deparam com as nefastas políticas educacionais e administrativas emclara nuance patrimonialista/pública. 

Sou de São Luis, mas casado com pessoa natural de São Bendito do Rio Preto, e que, na semana corrente (segunda quinzena de julho/2010), passando uns dias nesta humilde cidade, fiquei estarrecido ao deparar com uma propaganda via outdoor, dando osparabéns para os professores e alunos da mesma, pois a "PROVA BRASIL do IDEB", havia alcançado o índice de 4.0, aplicada por determinação do governo federal, índice esse a ser atingido até o ano de 2015, situação portanto estraordinária, quando se não cômica, pois sabe-se que a maquiagem, ora estabelecida nos anais da política Latino - Americana, ainda se locupletam do descaso das autoridades que deveriam fiscalizar com maior rigor, onde em sendo praticadas em países desenvolvidos, seriam suficientes para galgarem investigações e certas prisões de "figurões" que pousam de baluartes da moralidade administrativa. É TRISTE.

Vejamos, o que fiquei sabendo: Professores orientados para aplicarem as provas por determinação do Governo Federal, para alunos da 4ª série ou 5º ano do ensino fundamental, depararam com RELAÇÕES de 30, 40, 50 e até 70 alunos (pasmem, mas é verdadeiro), e que, na verdade, no momento das provas encontraram somente dois dos referidos discentes, e além do mais, reprovados, onde a diretora (diga-se com cargo de confiança) deveria indicar mais 2 alunos para que os mesmos fizessem os testes, sendo escolhidos, evidentemente, aqueles que obtiveram durante o ano os melhores índices de aproveitamento em sala de aula, em claro engodo que ora atinge a população. 

SENHORES E SENHORAS, eis ai o porquê do Brasil se arrastar por alcançar patamares de país a ser respeitado e desenvolvido, situações como essa que o MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL NA PESSOA DO DR. PAULO AVELAR (PROMOTOR DA EDUCAÇÃO), homem de notável conhecimento jurídico, comportamento PROBO junto ao PARQUET, e sóbrio socialmente, deve avaliar de perto, assim como a CGU e a PF, pois, com certeza, acredito eu, que tudo que se arremete para índices de vantagem positiva, se fazem acompanhar de mais verbas federais, e que portanto, o Sr. LUIS INÁCIO LULA DA SILVA, acaba acreditando que realmente as coisas estão caminhando pelo que ele acredita - Mera ilusão do Sr. Presidente da República. 

É IMPORTANTE QUE ESSE DESABAFO CHEGUE AOS OLHOS E OUVIDOS DAS AUTORIDADES COMPETENTES, onde não possuo bandeira de qualquer candidato, mas sim sou da educação há mais de 20 anos, com formação em História e Direito, especializado em Criminologia e que portanto me arvoro de capacidade mínima para falar de educação e se com certeza ainda maior dizer, caso as informações sejam verdadeiras, para tipificar tais condutas no Código Penal Pátrio.

Prof. Sá Marques com formação em
História e Direito, especializado em Criminologia.

Nenhum comentário: