400 anos de ontuso provincialismo


Nasci aqui. Gosto de São Luís. Aprecio alguns lugares. Admiro outros. Porém, nesses anos São Luís foi um espetáculo ímpar na capacidade de trafegar entre tragédia e comédia. Drama e farsa.
Não pretendendo desmerecê-la. Mas, boa parte da gente que habita aqui, fez da quatrocentona São Luís uma província de pequenez, mesquinhez e estupidez.
A sociedade ludovicense não prima pelo caráter e não cultiva a memória. Neste torrão há uma inesgotável mazela, a hipocrisia inata dos senhores, o patrimonialismo do sistema. Um conjunto excepcional de prepotência e parvoíce veste a dita sociedade.
Parte considerável dessa gente é insensível diante da desgraça, da miséria, do atraso desta província de 400 anos.
Mesmo o remediado não se incomoda se um ‘miserável’ se estabelece em cada esquina. Basta erguer os vidros do carro e travar as portas.
Intrépidos, levantam seus prédios como torres de castelos medievais e das alturas contemplam impassíveis as choupanas dos servos do torrão espalhados abaixo.
A dita classe média ludovicense acostumou-se com os panoramas da miséria, com a inestimável contribuição midiática e das suas invenções, omissões, mentiras. E silêncios.
Ao caminhar pela cidade. Ao frequentar alguns dos salões do poder – como jornalistas muitas vezes têm que ir lá – sempre me ocorre a possibilidade, condescendente, de que a insensibilidade seja o fruto carnudo da burrice.

Nenhum comentário: