Em dia histórico, 20 mil se reúnem em protesto contra a Oligarquia Sarney

Ponte tomada em protesto contra a oligarquia.
Ponte tomada em protesto contra a oligarquia.
Milhares de pessoas voltaram a ocupar as ruas do centro histórico de São Luís (MA) para protestar contra a corrupção, a PEC 37 e a falta de investimentos na saúde e educação. A manifestação batizada de  Acorda Maranhão teve concentração na Praça Maria Aragão, no centro da cidade, de onde partiu às 15 horas para o Palácio dos Leões, sede do governo do estado, exibindo cartazes e gritando palavras de ordem em sua maioria contra a família Sarney.
- Sarney, ladrão, devolve o Maranhão !
Nem mesmo a forte chuva e o grande aparato policial dispersou o movimento que foi impedido de se aproximar do Palácio dos Leões.
Maria Aragão lotada no início da manifestação
Maria Aragão lotada no início da manifestação
E ao contrário, da última quarta-feira, quando colocaram abaixo as grades de proteção, os manifestantes protestaram contra o governo Roseana sem que houvesse nenhum confronto com a tropa de choque que estava a postos para entrar em ação.
A qualquer tentativa de vandalismo, a grande maioria sentava e gritava sem violência.
Após deixarem a Praça Pedro II os manifestantes se dirigiram e interditaram a Ponte José Sarney, que liga o centro histórico à área moderna da cidade, onde  rebatizaram a ponte como Ponte da Juventude.
- Aqui no Maranhão, tudo tem o nome Sarney. Hospital, escola, prédios públicos. Estamos agora retomando para o povo o que é do povo – disse a estudante Suely Costa, 22 anos.
O deputado maranhense Lourival Mendes (PT do B), autor da PEC 37, também foi alvo de  protestos.
- Ele não nos representa, e só nos envergonha – disse o estudante Carlos Alberto Guimarães.
- Um, dois, três, quatro cinco mil, ou para a PEC, ou paramos o Brasil – gritavam os manifestantes.
Mais uma vez os partidos políticos foram contestados pela grande maioria dos manifestantes, que a cada bandeira do PSTU erguida era seguido de longas vaias.
- Sem partido, sem partido – protestavam.
Diante do clima que tomou conta da cidade, o governo do estado e a prefeitura de São Luís, cancelaram as programações dos arraiais juninos montados na cidade.
Até o início da noite não foi registrada nenhuma ocorrência, e segundo a Polícia Militar cinco mil pessoas participaram do protesto.
Segundo os organizadores havia cerca de 20 mil pessoas nas ruas.
Fonte: Marrapá.

Nenhum comentário: