PROJETO EXERCITANDO A VIDA

 O Exercitando a Vida é um projeto que visa à promoção da saúde e bem-estar físico, psicológico, cognitivo e social através da atividade física voltado para os idosos a partir de 60 anos de idade.
Teve início em março de 2008 e está voltado para todos os idosos de São Benedito do Rio Preto.
Acontece toda terça-feira das 08:00 às 11:00 hrs. A princípio, o projeto era destinado para um contingente de 80 idosos distribuídos em duas turmas de 40 cada, mas como houve uma grande demanda o número aumentou para 120 idosos.

Parcerias foram realizadas com a Secretaria de Educação que ficou firmado a liberação mensal do lanche e a liberação do ônibus escolar para o transporte dos idosos que moram distantes ou que apresentam qualquer dificuldade de locomoção.

Outra parceria realizada foi com a Secretaria de Saúde que facilitou o acesso às consultas médicas, medicamentos, exames laboratoriais, vacinação, palestras ministradas pelos profissionais que compõem o Programa Saúde da Família, programa do leite, doação de cestas básicas, entre outras. As atividades do projeto são realizadas no salão da Secretaria de Saúde.

Durante os atendimentos, no primeiro momento, há aferição da pressão e uma breve consulta individualizada com todos os participantes. Todas as informações coletadas são prontamente anotadas para um acompanhamento do estado de saúde e psicológico dos idosos. Em seguida, são realizadas palestras educativas, as atividades físicas, é dado intervalo para o lanche e finalmente, é realizada alguma atividade recreacional.

Além das atividades diárias de ginástica laboral e recreação, são realizadas também atividades culturais, educacionais, ocupacionais, de socialização e de lazer através de piqueniques, passeio pelo rio Preto, caminhadas e apresentação cultural de dança de São Gonçalo, Valsa de São Benedito e grupo de forró.
Por: Maria Áurea Paiva Bezerra
Estudante de Serviço Social, ULBRA

13 comentários:

Anônimo disse...

Hummm seiii! na segunda foto, e namoro ou amizade?

MARCIA VELOSO DOS SANTOS disse...

Qdo a verdade aparece em forma de TRABALHO então os 'incomodados" perdem a compostura e apelam para o baixo nível!!! e se for namoro qual o teu problema ??? na verdade os incomodados são aqueles SEQUIOSOS DE PODER !!!!!! e nada mais !!!! AMOR POR SÃO BENEDITO ?? ONDE ???? QUE FIZERAM POR NOSSA CIDADE ENQTO Dr Creomar fazia seus atendimentos a seus AMIGOS conterrâneos

Anônimo disse...

NA VERDADE, QUEM NÃO ESTÁ ACHANDO BOA A ADMINISTRAÇÃO DE CREOMAR, SÃO AQUELAS PESSOAS QUE GOSTARIA DE ESTAR LÁ, E NÃO ESTÃO, E POR ISSO TEM INVEJA, NADA MAIS DO QUE ISSO, E VAMOS NOS UNIR E PRORROGAR O PROGRESSO POR MAIS TANTO TEMPO DESERJARMOS...A LUTA E A VITORIA É NOSSA

Unknown disse...

O QUE NA REALIDADE ESTÃO É COM INVEJA E ADORARIAM ESTAR LÁ....CREOMAR É A SOLUÇÃO, AMIGO DO POVO DE SÃO BENEDITO, E O QUE DEPENDER DO POVO, NÃO VAI DAR LUGAR PARA VCS, SEUS CABRAS CAPITALISTAS BARATOS

MARIA disse...

BEM O NOSSO MUNICÍPIO JAMAIS TEVE UMA ADMINISTRAÇÃO ASSIM QUE REALMENTE TRABALHA PARA MELHORA O NOSSO MUNICÍPIO E GRAÇAS A DEUS E A ESSA NOSSA ADMINISTRAÇÃO HOJE O NOSSO MUNICÍPIO ESTAR INDO NO RUMO CERTO E ESTAR A CADA DIA MELHOR..
PARABÉNS E ESSAS PESSOAS QUE SÓ FALAM JÁ TIVERAM SUA CHANCE DE MOSTRA TRABALHO MAIS COMO SABEMOS NÃO FIZERAM NADA E O SENHOR DR.CREOMAR ELE FALA O QUE FAZ.. UM CONSELHO "A INVEJA MATA CUIDADO PARA VCS NÃO MORREM DE INVEJA.KKKKKKKKKKKKKKK

Jonatan Porto disse...

Lindo trabalho que é realizado hoje em São Benedito com o projeto "EXERCITANDO A VIDA", afinal os idosos merecem mais do que nosso Carinho e nossa atenção, merecem oportunidade de terem uma qualidade de vida menos monotona. Apesar de não conhecer o projeto já soube de sua existencia, o primeiro passo foi dado.
Parabens!

Anônimo disse...

Se vocês conhecerem o local que os idosos se exercitam....faz dó, não tem mesa,espaço mesmo, uma sujeira que só vendo, o lanche são eles mesmo que levam, somente o ônibus ainda leva os idosos, no dia da marcha iria ter camisas , mas falaram que os idoso nem sabem votar pra quê camisa?

leyde maia disse...

O Projeto Exercitendo a Vida veio a calhar em nossa cidade , a atenção com que nossos idosos sao tratados e coisa de outro mundo , a Fisoterapeuta Cleonice se dá completamente em relação do bom desempenho dos mesmos , Parabens a todos os envolvidos nesse projeto.

Anônimo disse...

FAZ ME RIR....SE DEPENDESSE DA DONA CLEONICE SIM, MAS A PREFEITURA NÃO TÁ NEM AI COM IDOSO,VOCÊS QUE PUXAM SACO DO CREOMAR, QUAL É O ESPAÇO ADEQUADO QUE ESSES IDOSOS TÊM? VENHAMOS E CONVENHAMOS NÉ SENHORES.

Anônimo disse...

Pois bem, Sem apoio da prefeitura o que teriamos em favor dos idosos? Os anteriores o que fizeram a para os idosos? ahhh pelo que me lembro, só salários atrasados, cidade abandonada, tô esquecendo de mais alguma coisa? Perceptível que a cidade de São Benedito é outra, nada se parece com o descaso de antes...
Querer fazer oposição sem ter serviço pra mostrar é ramo fraco né Siô?
E olha que nem lado nessa pendenga eu tenho....

Anônimo disse...

Se ãlguém não sabe ainda o CRAS começou a funcionar a uns tres anos , antigamente não existiam esses Programas, Projetos, era apenas o FPM, acho bom você caro amigo procurar saber das coisas e tem mais vem recurso para isso e nem 30% é gasto com os Idosos vcs sabiam? pois é.O restante só Deus sabe e talvez vc imagina.Obrigado. Eduardo de Jesus - Bairro Trizidela

Anônimo disse...

A história recente de São Benedito apresenta um contraste tenebroso;dentro deste contraste está o perfil da comunidade, um povo dividido, se agredindo em defesa de "COBRAS" que marcaram a história desta terra nos últimos 20 anos com episódios macabros. As pessoas perderam a compostura e o bom senso; desconhecem a dignidade pessoal; soltam palavras e expressões contraditórias sem atentar para o teor de seu temperamento transtornado, até parece ser mérito defender "alguem" que desconhece o atributo respeito e o preceito honestidade. É uma pena! Quem poderia sentir inveja por não fazer parte de uma organização criminosa? Se isto for possível é mais lamentável ainda,pois isso seria uma prova de que a situação é muito mais grave do que se pode perceber. Ao longo dos últimos 20 anos várias culturas foram implantadas,culturas nocivas e sucessivas,pois quem ocupa o poder apenas incrementa as que já existem e hoje o nosso município tem uma população divida,arrogante e a desconhecer valores, os que acham que estão no poder se sentem donos de tudo. Mas os crimes de toda natureza estão presentes nas cotas do comando dos chefes do município.Nepotismo, compra de votos,corrupção etc. Esses que não sabem disso basta dá uma olhada na prestação de contas do município e tirará as suas próprias conclusões,ou será que não vai querer enxergar? Que pena!

Anônimo disse...

é muito claro que aqui aqueles que criticam são exatamente aquelas pessoas que gostariam de está no poder, é o desespero.
Só sabem observar aquilo que lhe é vantajoso, as coisas boas da administração não sabem relatar.
Alguém acompanhou a marcha dos idosos? e quem aí disse que não ia ter camisa... acho que de fato vc precisa acompanhar os movimentos da sua cidade, ou será que vc simplesmente não mora em São Benedito e só vai lá quando é conveniente? Acho que todas as pessoas que comentam algo, precisam ter embasamento para fazer o mesmo.
Quero parabenizar a prefeitura e a dra. Cleonice pelo excelente trabalho que fazem com os idosos, o dia dos idosos foi dignamente comemorado em São Benedito do Rio Preto, Parabéns! E aqueles que perdem tempo comentando bobagens aqui, deveriam utilizar seu tempo de forma mais proveitosa.