Êxodo eleitoral em SBRP: um crime a olhos vistos

Nas últimas semanas temos recebido denúncias de fraude gravíssima, o êxodo eleitoral fraudulento patrocinado pelo prefeito municipal de nosso município, Sr. José Creomar de Mesquita Costa.
O esquema ocorre da seguinte forma: chegam a SBRP caravanas e caravanas de pessoas, possivelmente de São Luís, em grandes ônibus. Em seguida, o ônibus é guardado e é servido um lanche às pessoas, enquanto seus documentos são xerocopiados e são providenciados seus comprovantes de endereço. Depois, essas pessoas são conduzidas ao Cartório Eleitoral que fica a 20 Km, na cidade de  Urbano Santos, em pequenos carros e em vans, para não chamar atenção.
Isso vinha ocorrendo sempre às segundas feiras, haja vista que nem o promotor de justiça, nem a juíza costumam está na Comarca nesse dia. Já agora, tem ocorrido aos sábados, pois o cartório eleitoral está funcionando em regime de plantão aos finais de semana e feriado, inclusive ontem e hoje.
No último sábado, 28/04, ocorreu o seguinte fato: após recebermos as denúncias fomos constatar e nos deparamos com o ônibus na porta do prefeito, e pessoas tirando cópias de documentos na Xerox Rio Preto, próxima à Igreja Católica, quando fomos avistados os responsáveis, dentre eles o Sr. Zaqueu Costa Santos (popularmente conhecido como Izaqui), conselheiro do Conselho tutelar, que é um dos coordenadores na fraude, já foi inclusive visto dentro da van verde que costuma carregar os eleitores  importados.
Ontem à noite, por volta das 21:00, uma van com cerca de 20 -pessoas, deu entrada na Pousada Gliciele, sob auspício do Sr. Zaqueu (ou Izaqui).
Chegou a nosso conhecimento também que os documentos seriam encaminhados antecipadamente a uma funcionária do cartório, que agilizaria o procedimento sem nenhum empecilho.
O fato já foi comunicado ao Promotor de Justiça, Dr. Crystian Boucinhas, que solicitou à MM.ª Juíza de Direito, Dr.ª Odete Maria, que determinasse que o cartório eleitoral não aceitasse mais ficha do hospital como comprovante endereço. A juíza atendeu prontamente a solicitação do N. promotor.
Hoje ficamos sabendo que além de declaração da secretaria de saúde, o cartório eleitora de Urbano Santos também estaria aceitando declaração expedida por escolas municipais, muitas delas falsas.
Amanhã cedo, o NDDCSBRP protocolizará pedido de  investigação das últimas transferências eleitorais ocorridas, sobretudo aquelas que ocorreram às segundas feiras e finais de semana, em especial, aquelas que têm como comprovante de endereço documentos expedidos pelo hospital ou por escolas do município.
Um dado importante que deverá ser levado em consideração é o fato de na eleição de 2010 termos tido cerca de 12.000 eleitores e o censo do mesmo ano ter revelado uma população de pouco mais de 17 mil habitantes. Ou seja, há dois anos a população eleitoralmente ativa já passava dos 70% da população total do município.

2 comentários:

alves antonio disse...

Agora dá pra compreender pq o prefeito diz q para ele o q interessa eh voto e voto ele tem!
Agora pode-se entender também pq q ao verem a última passeata da campanha eleitoral do Dr. Cícero em 2008 todos disseram q a eleição estava ganha, mas nas urnas a diferença foi mais de 1000 votos.
Claro, VOTOS COMPRADOS EM SÃO LUIS. Agora tá explicado!
Mas vamos ver no q vai dar se o promotor e a juíza pedirem investigação da PF e como resultado prender os envolvidos na fraude e depois anular todas as transferências feitas de São Luis com documentos falsos. VAMOS ESPERAR PRA VER NO Q VAI DAR!
Conselheiro do Conselho Tutelar cometendo crime federal, quem diria?! Em São benedito acontece de tudo!

Luiz Leão Junior disse...

Agora vamos ver se a lei vale para todos ou somente para o prefeito de Barra do Corda...
Espero sinceramente que estas denuncias sejam devidamente apuradas e convertidas em punições para os seus autores.