Guerreiros Adormecidos II

Num determinado momento de pronunciamento na tribuna da CMSBRP, o Ver. Amilton se Referiu ao NDDC da seguinte forma: "Infelizmente, essa equipe se encontra beneficiada pelo poder e se esqueceu quais são suas atribuições" (Leia postagem).
Pois bem, excelentíssimo, saiba que não é bem assim. É fato que alguns dos companheiros do Núcleo foram absorvido na gestão do atual prefeito e, naturalmente, são remunerados pelo trabalho realizado.
Porém, em nada isso tem a ver com os objetivos deste NDDC, muito menos essas pessoas estão autorizadas a serem administradores ímprobos ou compactuarem com qualquer tipo de corrupção no referido governo.
Todos são sabedores de que nos últimos vinte anos nosso município foi administrado por apenas três pessoas, das quais duas já foram condenadas e tiveram prisão decretada e o outro responde a dezenas de ações na justiça, algumas das quais na área penal. Todas por comprovados desvio de dinheiro público.
Até o presente momento não dispomos de nenhuma comprovação de atos de corrupção no atual governo. Já até tratamos disso com o próprio Ver. Amilton, solicitando as provas de que ele dispõe para que possamos tomar as devidas providências, caso o excelentíssimo não o faça. Até o presente momento o vereador não nos deu resposta.
O prefeito Maurício também é conhecedor de quão fiscalizado seu governo é, e se enveredar por caminhos tortuosos, certamente terá o mesmo destino dos que o antecederam.
Nós do NDDC temos a clara certeza de que temos contribuído com o desenvolvimento da cidadania e garantia de alguns direitos do cidadão. Porém, senhores leitores, sabemos que os problemas de SBRP são muito mais graves do que podemos imaginar.
Hoje existe limpeza urbana, com empresa contratada por licitação, funcionários registrados e com os devidos EPI's (pelo menos é o que esperamos). 
Logo logo deveremos ter outra empresa para a iluminação pública, prédios públicos sendo reformados de fato (o que não ocorria há décadas), o bumba-boi está ensaiando para o São João, o carnaval foi um sucesso, dia das mães, ações sociais...
Mas nada disso tem importância, pois isso é quase nada. Basta um mês sem manutenção da limpeza e da iluminação que o caos volta a se instalar nessas áreas, um ano sem apoio à cultura,...
Quando se parte para áreas como saúde e educação, nefrálgicas para uma gestão, é que o bicho pega. Na primeira falta verba e na segunda sobra. Sem saúde as pessoas sofrem e morrem, sem educação adquirem condição de analfabetos e estão fadados, na maioria das vezes, à dependência do assistencialismo dos governos.
O problema da saúde é a falta de dinheiro, pois bastaria isso para se equipar postos e hospitais e contratar os médicos, dentistas e enfermeiros que faltam. Esses profissionais já virão prontos para consultar, operar, ...
Na educação, que sobra verba (em tese), o problema é muito mais grave, pois a educação em nosso município nunca foi boa, mas pelo menos nas gestões dos prefeitos falecidos se tinha a mínima decência e se cumpria o básico. Porém, há mais de 20 anos se deu início a um processo de desconstrução/desvalorização/destruição da educação em SBRP e a maioria dos professores de hoje foram vítimas desse sistema perverso que encheu os bolsos de muita gente, indevidamente, deixando uma multidão de analfabetos e semianalfabetos.
O que é ensinado hoje a nossos alunos? Quase nada. E não é por falta de salário, nem de livro, nem de prédio, na verdade o sistema está falido. O próprio vereador Amilton, declarou na tribuna da Câmara que ao fazer a matrícula de seus alunos do Povoado Buritizal do Binô, se deparou com crianças de onze anos que mal sabiam escrever seus nomes, mesmo esses jovens já sendo alunos dele em anos anteriores e o mesmo sendo um dos gestores na área da educação naqueles governos.
Os livros didáticos que vêm para os nossos alunos são os mesmos que vão para todo o país, porém muitos deles nem são abertos durante todo o ano. Ainda estamos na época em que se o aluno aprender a ler e a escrever já cumpriu seu objetivo, onde na verdade, o aluno deveria estudar todos os conteúdos de todos os livros (matemática, português, ciências, história, geografia, filosofia, inglês, espanhol...). Mas como ensinar o que não se aprendeu?
Os elogios que temos ouvido da pasta da educação, inclusive na CMSBRP, é pelo fato de as escolas estarem com merenda de qualidade em quantidade suficiente. Sem querer desmerecer a importância da alimentação escolar (outra bandeira deste NDDC), mas fazer educação não é só dar alimento pra barriga, mas pra cabeça também.
Então, Nobre Vereador Amilton, os guerreiros não estão adormecidos, mas atentos. Porém, não somos irresponsável e denunciar sem provas, tampouco não reconhecer que o novo governo carece de um tempo mínimo para organizar a verdadeira anarquia (povo sem governo) deixada de herança pelos quadrilheiros que deixaram o poder no fim de 2012 em SBRP.

2 comentários:

Prof Manu disse...

Muito bom saber detalhes do trabalho de controle social. Obrigado ao NÚCLEO.

g-alvino1 disse...

E n´s do NDDC, continuamos esperando do Secretario municipal de administração que nos forneça urgentemente as folhas de pagamento do município, o que já foi feito o pedido por escrito.Temos certeza que este gov.não vá fazer com que estas informações só nos chegue no ano seguint, como foi feito na gestão passada,que,negava sempre estas informações.E vc. é sabedor que só denunciamos alguma coisa, com provas.