Reviravolta: Câmara aprova projeto vetado em sessão anterior

Há uma semana, publicamos uma postagem que dava conta de que a Câmara de Vereadores de SBRP havia derrubado projeto encaminhado pelo prefeito Maurício Fernandes que doaria ao Governo do Estado do Maranhão um terreno para construção de um CAPS (Clique aqui e releia matéria). 
Para ser aprovado, o projeto deveria ter recebido oito votos favoráveis, mas na sessão de 05 de julho de 2013, recebera apenas cinco (Irapoan, Hamilton, Oséas, Edimar e Sabão). Os vereadores Manoel Bida, Jailson e Gilda faltaram àquela sessão e os vereadores Wallas Rocha, Irmão Walter e Teresa Mesquita votaram contra.
A postagem foi muito comentada (no facebook e nas ruas da cidade) ao longo da semana, tendo inclusive o secretário/assessor de articulação política da prefeitura, ex-parlamentar Juracy Filho, se dirigido aos vereadores que desaprovaram o projeto: "Acho que os Edis q votaram contra, deveriam analisar a urgência em instalar o CRAS em definitivo, ficaram discutindo local! Atitude Edis!
Em alguns dicionários da Língua Portuguesa, encontra-se um dos significados do termo "edil" como sendo sinônimo de vereador, mas parece não ter sido essa a intenção do ex-edil, o qual foi questionado pelo fato de ele mesmo não ter tratado da articulação política para aprovação do projeto, já que, em tese, esse seria seu papel na atual gestão.
Como o projeto deveria ser apreciado em dois turnos, segundo informado na sessão de 05/07, algumas pessoas ao longo da semana já dava como certa sua aprovação na sessão de ontem da CMSBRP. Ficha! Ocorreu exatamente isso.
Dos vereadores faltosos na sessão anterior, Jailson, Gilda e Manoel Bida, apenas a vereadora faltou novamente, os outros dois deram seu sim ao projeto.
Dessa forma, o resultado da votação ficou com 07 votos a favor e 03 contrários. Outro fato que chamou a atenção foi que na sessão anterior, o entendimento era de que o projeto carecia de 2/3 dos votos para ser aprovado e em dois turnos. Já ontem, o presidente disse que, consultando seu advogado, chegou à conclusão de que bastaria maioria simples para que o mesmo fosse aprovado.
Esse resultado aparentemente seria o óbvio com a presença dos dois vereadores faltosos da sessão do dia 05, Bida e Jailson, mas não foi bem assim.
Os Vereadores Wallas Rocha, que é da base de apoio a Maurício, e Edmar Lopes, que é oposição, reformaram seus votos. O primeiro votou a favor e o segundo contra, o oposto de suas manifestações na sessão de 05/07/13.
Resumindo, o resultado da votação ficou assim:

O Ver. Wallas não deixou claro sua mudança de opinião quanto ao local da instalação do CAPS e o Ver Edmar declarou "que não tinha pensado bem", por isso repensou sobre o local e votou contra. 
Vale lembrar que no local, o ex-prefeito havia construído um ponto comercial o qual foi embargado pela justiça e mandado derrubar pelo atual prefeito em seus primeiros dias de mandato.
Em seu discurso na tribuna, o Ver Walter Ferreira lembrou desse fato, destacando que "já ficamos ali no sol quente para que pessoas ligadas ao ex-gestor não colocassem material de construção para dar continuidade à obra". Walter sugeriu ainda que fosse criada uma comissão na Câmara para organizar uma audiência pública para ouvir a comunidade sobre o local do CAPS, mas foi voto vencido e seus pares preferiram dar continuidade à votação.
Que venha o CAPS com todas as suas atribuições e que haja efetividade em suas ações, pois nosso município está muito carente delas.
Com a sessão de ontem, os excelentíssimos encerraram o primeiro semestre legislativo e deram início a suas merecidas férias.

3 comentários:

g-alvino1 disse...

Veja que tamanha da incompetência da câmara como um todo, o presidente diz uma coisa e tdos os vereadores aceitam, depois o próprio presidente diz outra coisa,senhores vereadores, vamos le e rele o regimento da câmara e a nossa lei org}ânica, para ajudar o presidente, a responsabilidade da câmara é de todos os vereadores e não só do presidente.E sobre o prédio onde irá funcionar o CRAS, espero que o Sr. prefeito,lembre o que foi feito com uma construção no meio de nossa futura avenida,espero que não aconteça o mesmo erro.Aquele espaço tem que ser usado para a juventude, para as crianças e a população em geral.
NDDC de S.B.do Rio pReto.

JURACY FILHO disse...

2

JURACY FILHO disse...

INFORMO AO NUCLEO QUE FIZEMOS COMENTARIOS EM RELAÇAO AO PODER LEGISLATIVO LOCAL,MAIS EM NENHUM MOMENTO RIDICULARIZANDO OU DEFENESTRANDO OS EDIS,COLOQUEI EM QUESTIONAMENTO POR NAO APROVAÇAO DO PROJETO,JA QUE PRECISAMOS DESSA APROVAÇAO PARA O CRAS POSSUIR SUAS INSTALAÇOES APROPIADAS A DISPOSIÇAO DA COLETIVIDADE. PARABENS EDIS.