O DESCASO COM A EDUCAÇÃO EM NOSSO MUNICÍPIO NÃO TEM LIMITES

Caixas com computadores. Sujeira e mofo.
A Comunidade de Picos, a aproximadamente 25 Km da sede de São Benedito do Rio Preto-MA,  é uma comunidade camponesa remanescente de Quilombo que vive basicamente da agricultura. No local, existe uma escola construída no final da década de 1990 pelo governo do estado, entregue ao município, mas que nunca foi sequer pintada ao longo desse período todo. A educação é multiseriada, mais de uma série por turma, pois a escola possui apenas duas salas de aula.
Como em todo o município, a educação municipal por lá também é tratada com extremo descaso. Atualmente, o diretor da escola é professor no também em Belágua e, por esse motivo, vai na escola apenas uma ou duas vezes por semana, quando vai. Ele alega que no outro município ele é concursado e aqui não. A merenda escolar chegou na escola apenas no início deste mês de maio, mesmo as aulas tendo iniciado em fevereiro. Acredita-se que a merenda dê para duas ou três semanas.
Por volta de outubro do ano passado aquela comunidade tão carente teve uma boa notícia, seus alunos iriam ter aulas de computação e poderiam ter acesso ao mundo da informática. IRIAM, pois desde então os computadores estão encaixotados expostos aos fungos e muita poeira e os responsáveis não dão nenhuma explicação. Percebamos que na foto acima, as caixas encontram-se largadas e na foto ao lado o mofo a sujeira já estão se alastrando pelas caixas, o que poderá comprometer também as máquinas.
Mas sem computador também se estuda, basta distribuir os livros didáticos e paradidáticos enviados pelo    Programa Nacional do Livro do Governo Federal. Mas como na gestão "Liberdade e Progresso" a educação não é prioridade os livros são enviados pelo MEC, mas se que chegam a tempo aos alunos.

Vejamos a abaixo das caixas dos computadores uma biblioteca "Arca das Letras", já em condições de abandono, enquanto que na foto a seguir, observamos o amontoado de livros didáticos que deveriam está nas mãos dos alunos desde o início do ano, mas até agora não estão. Ao lado dos livros, outro amontoado, agora das mesas que deveriam acomodar os computadores. Sr Henrique Helder, Promotor de Justiça da Comarca de Urbano Santos, acorde para a realidade e cumpra seu dever. A informação que temos é que muitas outras escolas do município a realidade é a mesma. Sr prefeito, será que sua consciência não dói nenhum pouquinho, com o mau que vossa excelência está fazendo para tantas pessoas sofridas de nossa terra? Pense nisso antes de desviar mais dinheiro desse município.

Nenhum comentário: