Caminhada Picos - São Benedito

O texto a seguir foi enviado pelo Prof. Rogério Teles, o qual também foi o idealizador da caminhada que marchou do Povoado Picos ao centro da cidade de SBRP na madrugada de 30/04 para 01/05:
"Desde o ano de 2005 visito a comunidade Quilombola Picos, em São Benedito do Rio Preto. Trata-se de uma comunidade carente de tudo, como tantas outras da zona rural de São Benedito. A educação é precária, a saúde também, os agricultores, que são a totalidade das cerca de 60 famílias que ali vivem, ainda trabalham em 'roças de toco', nas quais se usam apenas ferramentas extremamente arcaicas (machados, foices, sachos, fações, ...) movidas exclusivamente à tração humana, contando com a chuva como única forma de irrigação, tendo que realizar várias capinas ao longo do período produtivo.
Quando exitosos, esses trabalhadores garantem alimentação para uma parte do ano nos gêneros arroz, feijão, milho e mandioca, esta última para produção de farinha, uma das melhores da região. Muitas vezes a produção de farinha permite que uma parte seja comercializada.
Entretanto, a falta de chuva ou sua irregularidade faz com que a produção seja parcial ou totalmente perdida, pois na região tem-se solo arenoso, o qual requer chuva frequente sob pena de ter a produção perdida, como ocorreu este ano e no ano passado.
Educação, saúde e agricultura são apenas alguns itens que precisam ser urgentemente tratados com maior atenção do poder público.
Todos os meses de maio, a comunidade de Picos, toda ela católica, comemora o mês de Maria, onde são realizadas novenas todos os dias em casas diferentes com expressiva participação dos moradores.


Há alguns anos, tem ido padre para realizar missa e neste ano a grande novidade foi a construção de uma bela igreja no povoado, a qual só foi possível graças a doação de dezenas colaboradores, filhos e amigos de SBRP, que buscaram dentro e fora da cidade arrecadar dinheiro para tocar a obra. Também contamos com a valiosa contribuição do prefeito Maurício Fernandes que na reta final deu imprescindível contribuição para realização desses antigo sonho daquela simpática comunidade.


Em agradecimento à obra, em homenagem à abertura do mês de Maria e ao dia do trabalhador, organizamos uma caminhada com saída do povoado Picos à zero hora do dia 01 de maio e chegada às seis horas na Igreja Matriz, no centro da cidade.

A caminhada contou com pouco mais de 60 pessoas, carro de som e carros de apoio que acolheram os romeiros cansados e serviram água e suco para os caminheiros durante todo o percurso. Na chegada, houve um momento de oração e foi servido pela comunidade da sede um farto café da manhã a todos os presentes na Igreja.



A caminhada contou ainda com apoio da Guarda Municipal e com a participação de algumas pessoas da sede do município, dentre os quais o prefeito Maurício Fernandes, o vereador Wallas Rocha e os secretários municipais Wilson, Elessandro, Benedito e Antônio da Paz.

Outro importante objetivo da caminhada foi dar visibilidade à comunidade quilombola de Picos a qual ainda tem muitas lutas e muitas conquistas a serem alcançadas, como a melhoria da qualidade de vida de seus moradores e seu reconhecimento junto ao Governo Federal com comunidade quilombola."
Vejamos outras fotos da caminhada dos moradores do Povoado Picos e convidados:











Após o café da manhã, os caminheiros foram ao STTR onde participaram da festa do trabalhador organizada pela entidade.

Nenhum comentário: