Seminário Comemorativo de 10 Anos da AFASB


Na última quarta-feira, 08/05/2013, aconteceu no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão o Seminário Comemorativo da Associação dos Filhos e Amigos de São Benedito do Rio Preto-MA - AFASB.
O evento foi organizado com o intuito de apresentar os projetos e ações desenvolvidos pela associação aos filhos e amigos de SBRP que vivem em São Luís, assim como buscar o apoio de todos para dar continuidade a esses projetos e dar início a outros.
Inicialmente, o Prof. Rogério Teles fez um levantamento histórico da entidade, rememorando os eventos promovidos nesses dez anos através de informações e muitas fotos que registraram momentos importantes.Como o próprio Teles disse, para alguns pode parecer pouco, mas para as pessoas beneficiadas pelos projetos e ações da entidade é muito.
"Sabem o que é levar um presente a uma criança que nunca soube o que é isso, ou seja, nunca recebeu presente, nem no natal, aniversário ou dia das crianças? Sabem o que é levar dentista para aplicar flúor, levar escova e pasta, além orientar sobre escovação correta dos dentes a crianças e adolescentes carentes, para alguns dos quais aquela vinha a ser sua primeira escova de dente? Só mesmo que quem presencia compreende a importância de cada uma dessas ações", declarou o professor Rogério.
Em seguida, o Sr. Antônio da Paz apresentou os projetos "Avante Camaradas" e "Alonga Vida". O primeiro trata-se de um curso de formação do cidadão o qual leva conhecimento das áreas de Filosofia, Sociologia, Moral e Civismo, Primeiros socorros, Meio Ambiente, Direitos do Cidadão, oratória e como falar em público. O último projeto consiste numa ação de limpeza e manutenção dos Rios Mocambo e Preto.
Através do Projeto Avante Camaradas já foram formados mais de 430 jovens que agora são voluntários da AFASB, inclusive na ação Alonga Vida. Este último em sua primeira etapa recolheu cerca de 14 toneladas de lixo do leito do Rio Preto, em seguida os jovens visitaram as escolas e os moradores ribeirinhos informando da importância da manutenção do rio limpo; nano seguinte outra ação de limpeza, sendo que o lixo recolhido reduziu-se a menos de 2,5 toneladas; novamente visita às escolas e aos ribeirinhos. Depois, foram produzidas e replantadas mudas de plantas nativas às margens do rio.
Estavam presentes no evento 15 jovens remanescentes do Projeto, os quais deram depoimentos surpreendentes e emocionantes. ouviu-se coisas do tipo: 
  • "a gente muda de atitude; passa a cobrar quando sabe dos direitos";
  • "me sinto privilegiada por ter feito o projeto. Vivemos num mundo onde tudo se compra e tudo se vende. Você é valorizado pelo cargo que ocupa, onde o pobre não tem vez. Nós podemos muda isso"
  • "Não viemos aqui atoa, viemos mostrar o que aprendemos. A sociedade vai mudar. Hoje somos nós amanhã serão outros, mas para isso o projeto precisa de mais apoio";
  • "o projeto me resgatou, hoje eu sei respeito as pessoas, sei dos meus direitos e dos meus deveres;
  • "quando cheguei ao projeto vi que a nossa vida é decidida pelos outros. Decidem nossa educação nossa saúde e outras coisas. Entendo que o executivo cuida das coisas, o legislativo faz a leis e fiscaliza o executivo e que o judiciário investiga e puni quem não cumprir essas leis. Quando aprendi tudo isso me pergunto por que na prática isso não funciona? Vivemos o Brasil do faz de contas". 
  • "Ser jovem não é só ter pouca idade, mas sim ter o vigor de Deus. Se a gente parar para pensar quem domina é quem tem dinheiro. Se tem roupa nova, de marca tem valor; se anda com roupa velha não tem. as pessoas aprenderam a amar as coisas não as pessoas. Vivemo numa sociedade truculenta e corrupta, esquecem que tem gente passando fome, tem mãe perdendo seus filhos para as drogas, ... Não é esse mundo que eu qureo nem ninguém quer.

Depois, falou o Prof. Luiz Leão, presidente da AFASB, que convidou a todos para se associarem e apoiarem a AFASB. Também esteve presente e se pronunciou o prefeito de SBRP, Maurício Fernandes, que relembrou que sempre participou das ações da associação como médico voluntário, desde quando ainda era acadêmico de medicina, e que é um profundo conhecedor dos desafios e das conquistas da entidade; como gestor, Fernandes declarou que apoiará a AFASB nos próximos anos. 
O último orador da noite foi o deputado Bira do Pindaré que se declarou encantado com o que viu e ouviu ali. "Parabéns para a AFASB e para o povo de São Benedito. É emocionante ouvir esses depoimentos desses jovens, até porque eu também sou fruto de projetos como esse", declarou Bira, relembrando que é oriundo da Pastoral da Juventude da Igreja Católica. "Quero dizer a cada um dos jovens do Projeto Avante Camaradas que é possível existir bons políticos e, com a formação que cada um de vocês estão recebendo, certamente muitos poderão vir a ser um deles", disse Bira ao declarar que tem buscado não se misturar e sido um político diferente, mantendo-se ao lado do povo, sobretudo "dos movimentos sociais sério, com o é o caso desta Associação que aqui comemora sua primeira década", finalizou.
Depois foi servido um Coffee break a todos os presente que finalizaram o evento num momento de confraternização dos filhos e amigos de São Benedito.

Nenhum comentário: