Câmara Derruba Projeto de Lei encaminhado pelo Prefeito

O prefeito de SBRP encaminhou à Câmara Municipal projeto de Lei que doaria ao Governo do Estado do Maranhão um terreno para construção de um CAPS. O projeto foi a votação na sessão de ontem, 05 de julho de 2013.
Para ser aprovado, o projeto deveria receber oito votos, porém os vereadores Manoel Bida, Jailson e Gilda faltaram à sessão e os vereadores Wallas Rocha, Irmão Walter e Teresa Mesquita votaram contra. 
O projeto teve apenas cinco votos a favor, sendo eles dos vereadores Amilton Damasceno, Antônio Sabão, Oséas Lopes, Edimar Lopes e do presidente da casa, Ver. Irapuan Aguiar.
O argumento dos que votaram contra foi o local do terreno, próximo ao antigo buracão.
Existem três tipos de CAPS, não sabemos qual seria o construído. Trata-se de uma boa iniciativa, principalmente se for o CAPS-ÁLCOOL E DROGAS que parece ser o mais urgente em nosso município, mas se for mais um pra ficar inchado de gente enchendo a folha de pagamento sem compromisso nenhum com nossa gente é melhor acabar com o mal pela raiz.
De qualquer forma, ao que parece, o mais coerente seria se discutir outro local para a implantação do Centro, ao invés de simplesmente inviabilizar o processo.

5 comentários:

NDDCSBRP disse...

Na verdade, EXISTEM 5 TIPOS DE CAPS E O Q CABE À SÃO BENEDITO É O CAPS I
ONDE ESTÁ INCLUSO O CAPS-AD
CAPS I - são serviços para cidades de pequeno porte, que devem dar cobertura para toda clientela com transtornos mentais severos durante o dia (adultos, crianças e adolescentes e pessoas com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas).

NDDCSBRP disse...

PORTARIA Nº 615, DE 15 DE ABRIL DE 2013, do Ministério da Saúde:
"Art. 5º O valor dos incentivos financeiros a ser destinado pelo Ministério da Saúde para o financiamento da construção dos CAPS e das Unidades de Acolhimento varia de acordo com cada tipo de estabelecimento descrito no art. 4 º, nos seguintes termos:

I - CAPS I, II, i e AD: R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais)".
A íntegra da portaria pode ser vista em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0615_15_04_2013.html

fabiano araujo disse...

Boa noite!! è lasmentável que os vereadores que votaram contra o projeto e os que não compareceram a votação. Os CAPS, são de suma importância para a área de saúde, pois o mesmo são organizado com uma equipe multiciplinar que envolvem diversos profssionais da área de saúde. Os vereadores são representante do povo e votar contra um projeto deste porte é ir contra os interesses sociais desta cidade, pois o problemas de originados do consumo de drogas lícita e ilícitas é questão de saúde pública. Os vereadores que são contra talvez estejam recebendo orientação partidária, e isso é gravíssimo pois depõe contra a real necessidade das famílias que sofrem com osproblemas gerado pelo o uso destas drogas, os dependentes químicos são pessoas que precisam de ajuda, pois, quando acontece isso em uma família todos os membros são afetados. Conheço esse trabalho de perto com dependente químico, sou voluntário de grupo que tem a sigla: (GEV) GRUPO ESPERANÇA VIDA, nossa missão é resgatar e encaminhar pessoas para tratamento cotras as drogas, este tratamento é baseado na livre escolha por parte do dependente químico, o tratamento são realizados nas fazendas da Esperança espalhado pelo o Brasil, e pelo o mundo, a base do tratamento não envolve medicamentos, até por que cientificamente os medicamentos não impedem as pessoas de usarem drogas, a base do tratameto são: o trabalho, a convivência, a esperitualidade. Ataulmente o consumo desenfreado de drogas, atinge 92% dos munícipios do Brasil esses dados são relativos ao consumo de maconha e crack, temos acompanhados o aumento do consumo de crack no Maarnhão e é alarmante a situação dos dependentes, pois o crack vicia na primeira pedra, e depois o dependente faz qualquer coisa, inclusive perde um direito natural que é sua dignidade humana, a família por não conhecer que o dependente é um doente e precisa de ajuda, age de forma incorreta, a sociedade discrimina, mas o mais agravante é que essas drogas não esclhe camada social, ela atinge a todas, e passo para o uso da droga ilícita é justamente a droga lícita, que de forma indiscriminada são vendidas em todos os lugares.

Obs.: Qualquer informação sobre os trabalhos realizados pelas fazendas da esperança é só enviar suas perguntas para o e-mail: fabianoarauj@gmail.com

Fabiano Araújo
fotógrafo publicitário e estudante do primeiro período no curso de direito na Universidade Estácio de Sá.
Rua 10 de junho, nº 68 Urbano Santos-Ma

g-alvino1 disse...

Fabiano,os vereadores, não foram contra o projeto, inclusive justificaram porque votaram contra.O local mais ou menos indicado, não pode ser, é no meio da rua e não tem condições de ser construído, simplesmente o gov. manda o projeto a tom de caixa, sem nenhuma conversa primeiro.Só falta conversar e todos votam a favor, eu estava presente na sessão.

alves antonio disse...

Meu caro Fabiano, suas palavras caem bem ..."os vereadores q são contra talvez estejam recebendo orientação partidária"... sou filho de são benedito há 50 anos. é realmente grave! hoje coordeno um projeto social voltado com exclusividade para o jovem e acompanho de perto o quanto a demanda é grande! q pena!