Notas sobre a saída de Luis Fernando do jogo

Pé no chão
A oposição precisa ter pé no chão sem essa de que já ganhou. Com a saída de Luis Fernando e a entrada de Edinho Lobão, é o poderio do grupo Sarney que estará disputando a eleição, não esqueçamos. Mesmo perdidos, desnorteados, ainda falta muito tempo para a eleição e muita água ainda tem a rolar. Aos oposicionistas, cabe continuar unidos e fortes em torno da pré-candidatura de Flávio Dino.
Últimos suspiros
Não é de hoje que a candidatura de Luis Fernando balançava. Desde o começo do ano LF vinha alertando a governadora Roseana Sarney da possibilidade de abdicar de concorrer ao Palácio dos Leões caso não fosse dada todas as condições. Como Roseana e o marido Jorge Murad não conseguiram sequer elegê-lo governador via indireta pela Assembleia, Luis Fernando viu que não teria o aparato suficiente para concorrer de igual para igual com Flávio Dino. O desempenho abaixo do esperado nas pesquisas ligou o sinal amarelo, por isso a necessidade do aporte.
Pedantismo
No caso da Assembleia Legislativa, Roseana com seu estilo arcaico e autoritário de fazer política, do manda, pode e obedece, achou que poderia colocar o cabresto no presidente Arnaldo Melo e deputados da base e impor a eleição de Luis Fernando na Casa. Não era bem assim. Os parlamentares não aceitaram a arrogância de Roseana e por falta de diálogo impuseram derrota a ela e, por tabela, a Luis Fernando.
Discussões
Insatisfeito com tudo o que vinha acontecendo, Luis Fernando chegou a ter várias discussões com Roseana Sarney. Num dos embates, conforme o blog noticiou, Luis reclamou da falta de estrutura no governo itinerante. Foi desaforo de ambos os lados. O fracasso de público e a ausência de apoio de Roseana e do governo deixaram LF irritado.
Fora do ninho
Outro problema enfrentando por Luis Fernando foi a rejeição de setores do grupo Sarney em relação a ele. Por ser uma imposição do casal Roseana e Jorge Murad, Luis Fernando nunca teve uma relação próxima com o senador José Sarney, o senador João Alberto, o deputado Ricardo Murad, Lobão, Fernando Sarney, Remi Ribeiro, entre outros medalhões da cúpula sarneisista. Isto fez com que alguns deles conspirassem dia e noite contra Luis Fernando.
Sem acordo
A rejeição do núcleo duro do grupo Sarney ocorreu também pelo fato de Luis Fernando não ter compromissado a continuação de certas coisas que ocorrem nos governos da oligarquia. Tinha gente que caso Luis Fernando vencesse, não manteria os mesmos esquemas, negócios… Não teriam mais o poder de mando e desmando.
Debandada
Vendo o barco afundar, prefeitos, vereadores, lideranças políticas desembarcarão na pré-candidatura de Flávio Dino. Um desses é o prefeito de Imperatriz, que já mandou recado dizendo que não apoiará outro nome da oligarquia. Até mesmos partidos já pensam em abandonar a nau sarneisista.
Esnobe
E o senador João Alberto dizendo que Luis Fernando amarelou? Muita falta de respeito. Nada menos que o modus operandi do clã Sarney, usa, aproveita-se e depois joga fora. Luis Fernando já pode se considerar descartável pela oligarquia.
Guerra
Podem anotar: a escolha de Edinho Lobão como pré-candidato a governador não é consenso no grupo Sarney. Até a convenção, outros nomes tentarão se viabilizar. Alegarão que tem mais condição eleitoral e que merecem mais que Edinho. A briga promete…

Nenhum comentário: