Vereadores prometem afastar prefeito. Será?

Na última sexta-feira, 19/08/11, aconteceu a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de São Benedito do Rio Preto-MA, após o recesso de julho.
Primeiramente, o Ver. Manoel Bida, presidente, abriu a sessão e leu a ata da anterior.Logo após, iniciaram-se os discursos dos Srs vereadores;
  • O Ver. Edmar apresentou requerimento para construção de ponte no pov. Santa Maria;
  • A Ver. Teresa falou também da LDO;
  • O Ver. Irmão Raimundinho, mudou o rumo dos discursos. Falando sobre os representantes daquela casa legislativa, disse que "já está na hora de agir. A cidade está desmantelada, se algum vereador quiser tomas as atitudes, estou disponível". Continuando, o vereador denunciou que "os bairros e os povoados estão sem luz e que 80% das pessoas dos povoados passam pelo bairro Miguel Fernandes no escuro e cheio de buracos";
  • O Ver. Zé Ferreira foi à tribuna e lamentou que a sessão não estivesse sendo gravada, pois ele gostaria de que a cidade inteira estivesse o ouvindo naquele momento, pois, "é inadimissível que o prefeito José Creomar passe mais de 15 (quinze) dias fora da cidade de São Benedito, dizendo que estava em Brasília, sem a autorização da Câmara Municipal". Esta é uma denúncia gravíssima, feita por um vereador de mandato em pleno parlatório. Isso, por si só, já é motivo para que o gestor perca o cargo;
  • O Ver. Antônio Amorim (Sabão) fez discurso concordando "com as palavras do Ver Raimundinho. É necessário que se tome uma postura, de acordo com a fala dos colegas, para afastar esse prefeito".
  • Nesse momento, a Ver. Tereza Mesquita (irmã do prefeito) sentiu-se ofendida e interveio na fala do vereador Sabão, dizendo que "tudo bem que existem muitas coisas erradas no atual governo, mas também tem coisas certas". A vereadora dirigiu-se ao Ver Sabão dizendo que "a administração anterior (referindo-se ao Sr Raimundo Erre) foi muito pior que a atual, saiu devendo 10 meses de salário e o Sr, Ver Sabão, nunca pediu o afastamento dele. Nunca se manifestou e agora, é impressionante como o Sr está agindo";
  • Em seguida, o Ver Sabão, retomou sua fala dirigindo-se à Ver Tereza disse que se esforçou "o máximo para ser educado. Pois saiba que me mantive denunciando o prefeito e  sempre critiquei ele. O gestor anterior foi péssimo, eu concordo, mas V. Exª deve lembrar que seu irmão, o atual gestor, também fazia parte daquele péssimo governo, que a mulher dele, sua cunhada, vereadora Tereza, era a vice prefeita. Foi exatamente naquele governo, não se de que jeito, não me chame para testemunha, que ele conseguiu meios de concorrer a eleição e se eleger em 2004".
  • Por último, veio discurso do Ver. Dario. Em discurso muito centrado, ele corroborou com as observações de seus colegas que o antecederam e destacou, pedindo apoio de seus pares: "É necessário que nós peçamos o afastamento do prefeito por 30 (trinta) dias, se necessários estende-se este prazo,  para que ao final das investigações possamos tomar uma decisão". Em seu discurso, o vereador citou a escola Lucilene Sousa, que não foi reformada e tinha era uma pessoa morando nela. Citou também a estrada do Marçal que não foi feita, mas o prefeito declarou ter reformado mais de 233 Km de estradas, gastando mais de um milhão de reais. Dario encerrou seu disurso dirigindo-se à Ver Tereza Mesquita dizendo: "E pra concluir, vereadora, o seu irmão em seu primeiro mandato saiu devendo sete (07) meses de pagamento do funcionalismo mais quatro (04) meses de repasse para a Câmara Municipal. Obrigado".
Esperamos que os vereadores levam essa discussão adiante e tomem de fato providências, pois nessa sessão foram feitas acusações gravíssimas contra o atual gestor.
Uma coisa são as pessoas comuns dizerem em mesa de bar ou na igreja ou na feira, que o prefeito se afastou por mais de 15 (quinze) dias da cidade. Outra coisa é um vereador fazer essa denúncia na tribuna da Câmara Municipal.
Das duas uma: ou o prefeito interpelará o vereador Zé Ferreira na justiça por leviandade ou o referido vereador deverá pedir o afastamento do gestor municipal.
Ou, do contrário, a Câmara perde ainda mais a pouca credibilidade que ainda lhe resta.

Um comentário:

g-alvino1 disse...

Será que os vereadores acordaram do sono profundo que estavam? Espero que sim e cumpram com o seu verdadeiro papel que é fiscalizar a coisa pública e afastar o prefeito, como está solicitando o ministério público.Quero acreditar que não vão mudar o discurso na próxima sessão.
genésio
NDDC de são Benedito do rio prêto