Primeira Licitação em SBRP: ainda não foi desta vez.

Aconteceu pela primeira vez no município de SBRP licitação de fato com absoluta transparência e participação da comunidade. Ocorreram nos dias 11 e 12 de março na sede do poder local ou pregões 01-04/2013.
Vamos tomar como exemplo o pregão presencial nº 04/2013 objetivando  aquisição de material de higiene, limpeza, descartáveis e utensílios de cozinha.
Aconteceu tudo como manada a Lei e participaram cinco empresas interessadas, além de componentes do NDDCSBRP e dos vereadores Wallas e Sabão.
Ao final, foi lavrada ata e disponibilizadas cópias da mesma a todos os presentes. Vejamos cópia do documento:


Pág. 01

Pág. 02

Pág. 03

Tudo andando como  planejado, recebendo inlcusive elogios de experientes participantes de licitações que vieram de outro estado.
Porém no dia seguinte, ao presenciarmos as demais licitações, eis que surge o inesperado comunicado de que as licitações ocorridas no dia anterior bem como as daquele dia deveriam ser adiadas em função da não divulgação no Diário Oficial do Estado do Maranhão.
Segundo os integrantes do poder local presentes no certame, o erro foi do DOEMA, pois o material teria sido enviado no mesmo dia para o DOU e para o DOEMA, mas este último, por motivo não conhecido, não teria efetivado a publicação, o que inviabilizaria o processo.
Vejamos um dos comunicados afixados na parede do local da licitação:

Segundo os representantes da prefeitura, todos os avisos de licitação terão datas remarcadas e serão devidamente publicados na imprensa oficial, inclusive no DOEMA.
O lamentável de tudo isso é que a nova gestão já esteja caminhando para seu quarto mês, sem ter realizado sequer uma licitação válida, deixando, dessa forma, serviços e materiais faltarem à nossa comunidade.
De qualquer forma, continuaremos aguardando e torcendo para que a transparência continue presente nesses processos licitatórios.

Nenhum comentário: