Hilário, mas alguns "furos" antecipam a morte do Senador José Sarney o qual tem apresentado melhoras nas últimas horas.
Vejamos aluns desses "furos".
Onda sobre morte de Sarney vira boato no país
Primeiro foi aqui mesmo no Maranhão por meio das redes sociais que alguns irresponsavelmente fizeram circular comentários dando conta da morte do senador José Sarney, que permanece internado da UTI do Hospital Sírio Libanês.
Primeiro foi aqui mesmo no Maranhão por meio das redes sociais que alguns irresponsavelmente fizeram circular comentários dando conta da morte do senador José Sarney, que permanece internado da UTI do Hospital Sírio Libanês.
A
onda de boatos tomou conta do país. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasil os
comentários proliferam. Hoje, um blogueiro de Alagoas postou na sua página do
Tuiter a morte de Sarney.
O
blog foi informado por dezenas de pessoas que queriam saber a verdade. Sarney
continua com um quadro mais estável no hospital em São Paulo, assistindo por
uma junta de competentes médicos.
Além
de familiares que estão no hospital, Sarney tem recebido visitas de importantes
autoridades, como o ex-presidente Lula.
Esta
não é a primeira vez que o senador teve que ser socorrido e já passou por
crises bem mais graves. Certa vez quando o babalorixá Pai Dudu informou ao blog
que um político do Maranhão iria falecer, indaguei se seria Sarney.
Dudu
imediatamente se virou e disse que era mais fácil um blogueiro ou até um
pai de santo. E mais; que Sarney era protegido e que ainda tinha muito anos de
vida pela frente. Duas semanas depois faleceu o ex-governador Jackson Lago.
Fonte: Blog do Luís Cardoso (02/082013).
A morte de José Sarney
A morte do senador do Amapá e atual presidente do senado, José Sarney foi anunciada em Brasília pela Rádio Senado. O senador, que tinha 82 anos morreu…
Que a mídia tenta se antecipar aos fatos, isso todo mundo sabe, mas deixar vazar a matéria que se está produzindo para a morte de Sarney foi um furo incrível. A Rádio Senado no início do ano passado, deixou vazar o material que estava preparando para noticiar a morte do senador José Sarney, hipótese que é bastante comentada nos bastidores políticos em função do estado precário da saúde de Sarney, que passou a metade do mês de outubro de 2010 internado em hospitais do Maranhão e de São Paulo após sofrer uma arritmia cardíaca.
O material vazou e caiu na Internet. O blog Radar Político do Estadão publicou a matéria que virou assunto do dia no Senado. A maior parte dos verbos empregados na reportagem em homenagem ao político está no passado. A justificativa oficial é que pode ter havido “erro verbal”. Não sei se explica a trapalhada, mas foi o que eles usaram para justificar a verdadeira caga#$&*#@.
Morte de José Sarney agita Brasília e o senado
A notícia da morte de Sarney foi motivo de um comentário bem humorado do senador que se disse satisfeito por saber com antecedência o que iria ser falado quando ele tiver morrido. Obviamente, vários “corvos” da política nacional também ficaram excitados com a perspectiva que o falecimento de José Sarney poderia abrir. A notícia de que Sarney estava morto foi o hit da tarde de ontem no senadoem Brasília.
Esse é um caso típico de falta de cuidado com o material que é produzido e transita pela Internet. Os profissionais de mídia precisam estar cientes das responsabilidades de se trabalhar em um veículo tão imediato quanto a mídia digital. Um simples erro ao clicar no botão errado pode disparar imediatamente uma notícia que não é verdadeira, expondo uma rotina normal de qualquer jornal, televisão ou rádio, mas difícil de ser entendida pelo público. Uma vez na Internet, as redes sociais completam o trabalho, propagando a notícia de uma forma jamais vista na história da humanidade, seja ela verdadeira ou falsa.
O falecimento de José Sarney foi um erro técnico
Todos os profissionais do jornalismo devem entender o ambiente web e ter a exata noção do que representa estar inserido em um mundo conectado. Que a notícia do falecimento de José Sarney foi uma falha técnica, ninguém, depois de verificado na fonte, discute, mas não justifica o despreparo. Os antigos conceitos de propagação da informação devem ser revistos. Não dá mais para simplesmente dizer “desculpe pela nossa falha técnica”. Um repórter ou supervisor de produção que não compreende a importância das mídias sociais na atual estrutura da informação digital está fadado à aposentadoria precoce.
Portanto, cuidado com a utilização do seu sistema antes de sair por ai dizendo que o senador José Sarney morreu. Vai que ele não acha tão engraçado assim da próxima vez que anunciarem a morte dele.
Fonte: Blog Opnião Sul (01/08/2013).
Jornalista de Goiânia afirma, erradamente, que
Sarney morreu
O jornalista Alziro Zarur, diretor de redação
do Jornal o Hoje, de Goiânia, publicou, nesta sexta-feira (2/8), uma série de
notas em seu Twitter afirmando que o senador José Sarney (PMDB-AP) já faleceu.
Primeiro o jornalista disse já havia saído a notícia de que Sarney havia morrido, mas que ainda não era nada oficial. Depois ele voltou a afirmar o ocorrido. Por último o jornalista citou que uma fonte estaria apenas esperando um boletim oficial do hospital para divulgar a morte do político.
O último boletim médico do hospital, divulgado durante tarde, afirmou que Sarney está estável, lúcido e respira sem ajuda de aparelhos. A assessoria do senador também confirmou que ele deve receber alta até o final da próxima semana.
Primeiro o jornalista disse já havia saído a notícia de que Sarney havia morrido, mas que ainda não era nada oficial. Depois ele voltou a afirmar o ocorrido. Por último o jornalista citou que uma fonte estaria apenas esperando um boletim oficial do hospital para divulgar a morte do político.
O último boletim médico do hospital, divulgado durante tarde, afirmou que Sarney está estável, lúcido e respira sem ajuda de aparelhos. A assessoria do senador também confirmou que ele deve receber alta até o final da próxima semana.
Fonte: O Imparcial (02/08/2013).
Mais curiosa ainda é a postagem do Blog do jornalista Esmael Moraes, que dá conta de previsões de um bruxo:
Bruxo Chik Jeitoso prevê morte de José Sarney em 2013
* Macumbeiro também vê riscos para Joaquim Barbosa
O polêmico bruxo, quando todas as pesquisas de opinião diziam outra coisa, previu a vitória do prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT). Em 2010, numa disputa eleitoral apertada contra Osmar Dias (PDT), o macumbeiro também acertou a previsão de vitória de Beto Richa (PSDB).
“O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, corre risco de morte já a partir de janeiro 2013″, alerta o Chik Jeitoso.
O tinhoso bruxo faz previsão sombria em relação ao PSDB: o partido será extinto e só Alvaro Dias pode salvar o tucanato. “Será uma reviravolta”.
Jeitoso diz que leu nas “Lâminas Sagradas” prisões de políticos, chuvas intensas no começo do ano, o Coritiba campeão do Paranaense, Internacional campeão Gaúcho, o Brasileirão será disputado entre Santos, Fluminense e Corinthians.
“Aparição de ETs (seres extraterrestres) e uma queda de um disco voador vai ser notícia do Brasil para o Mundo”, disse o bruxo mais famoso do Hemisfério.
Fonte: ESMAELMORAIS.COM.BR.
Ao contrário do que noticiaram esses "furos", o senador José Sarney (PMDB-AP), de 83 anos, está "estável, consciente, lúcido e respirando sem a ajuda de aparelhos" no Hospital Sírio-Libanês, segundo boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira (2). Ele continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo tratado com "antimicrobianos e medidas de suporte clínico", informa o hospital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário