Todos juntos pela implantação da Comarca de SBRP


Criada desde o ano de 2006, a Comarca de São Benedito do Rio Preto-MA nunca foi implantada e, ao que parece, não há pretensão do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão implantá-la.
O Núcleo de Defesa dos Direitos da Cidadania de São Benedito do Rio Preto-MA  vem trabalhando no sentido de que seja efetivada a implantação da Comarca de SBRP, criada por Lei Estadual desde o ano de 2006 (RELEIA POSTAGEM).
Uma de nossas ações foi agendar com o corregedor de justiça do Maranhão, Des. Cleones Cunha, uma reunião para tratarmos do assunto em 23 de setembro último.
Na oportunidade, contamos com a presença de representantes do NDDCSBRP, SINFESP, SIMPROESEMA, STTR, JUAP, Prefeitura Municipal e Câmara dos Vereadores. Nos foi dito, na ocasião, pelo eminente corregedor que não seria possível a imediata implantação, devido à falta de juízes, o que possivelmente, seria sanado com a conclusão do concurso em andamento previsto para ser concluído no início de 2014 (RELEIA POSTAGEM).
Disse-nos também o Des. Cleones que ele estaria deixando a corregedoria em breve e aconselhou-nos a conversar com a nova corregedora que assumirá em breve, a Des. Nelma Sarney.
Dos argumentos do atual corregedor, o único que nos convenceu foi o de sua saída ainda este ano, pois não percebemos qualquer vontade política do mesmo em implantar essas tão esperada Comarca.
Pois bem, o próximo passo, será protocolizar a solicitação à presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão no próximo dia 25 de novembro de 2013.
À solicitação, pretendemos juntar uma declaração do Prefeito Municipal,  Sr. Maurício Fernandes, disponibilizando o prédio para a implantação provisória e intensão de cessão de terreno para a edificação da sede definitiva da Comarca, os milhares de assinaturas de moradores de SBRP das quais dispomos, documento da Câmara Municipal declarando apoio à implantação, documentos que deixem claro a elevada demanda de SBRP pela justiça na comarca de Urbano Santos, além do apoio declarado das entidades de classe de SBRP.
Nesse sentido, já solicitamos a declaração do prefeito municipal, o documento da Câmara e as demandas do MPMA e do Fórum de Urbano Santos. Estamos aguardando as respostas.
É importante que cada um de nós sambeneditenses se empenhe em busca desse objetivo que beneficiará a todos que buscam a justiça para garantir seus direitos, inclusive a parcela mais carente da população que muitas vezes nem tomam conhecimento de muitos desses direitos ou os deixam por conta de não ter condições de ir diversas vezes à cidade vizinha.
Também precisamos pensar nos demais benefícios que a implantação dessa comarca trará ao município como  a presença de juiz, de promotor de justiça, de delegado, de técnicos judiciários e outros profissionais que, direta ou indiretamente, frequentarão a cidade em função da comarca.

Um comentário:

g-alvino1 disse...

Tenho certeza q a maioria do nosso povo, sonha com esta implantação, infelizmente os senhores gestores não mostram nenhum interesse q isto aconteça,simplesmente, porque cada vez mais distante a justiça melhor para aqueles q só pensam em meter no bolso o dinheiro público e pensar q é o dono do município fazendo o q bem entende.Mas, nós sanbeneditenses, vamos lutar dia e noite, para q isto aconteça,"JA".Esperamos o apoio das autoridades atuais do município.E q o TJ, tenha a sensibilidade de implantá-la, q só fazem 7 anos de sua criação por Lei e lei é para se cumprir.
NDDC de SBRPreto