Dois anos de NDDCSBRP

Em 2009, em reuniões de movimentos sociais, um grupo de trabalhadores envolvendo professores, trabalhadores rurais, funcionários públicos, comerciários, dentre outros, teve a ideia de fiscalizar e denunciar os desmandos dos gestores públicos de nosso município.
Em 30 de julho de 2009 foi assinado um documento intitulado "São Benedito do Rio Preto-MA pede socorro". Nesse documento, inicialmente não divulgado em São Benedito, falávamos de todos os indícios de fraudes e irregularidades promovidas pelo poder local. Falamos indícios, porque não tínhamos provas do que o povo falava nas ruas.
Hoje sabemos que todas as denúncias eram verdadeiras e elegemos o dia 30 de Julho de 2010 como data de nascimento do que à época chamamos de Núcleo de Desenvolvimento da Cidadania de São Benedito do Rio Preto-MA (NDCSBRP) e esse documento foi nossa certidão de nascimento.
Acreditamos que o documento deu pouco resultado, mas tivemos notícias dele em muitos lugares. Mais tarde editamos o jornal mensal "Raio X" o qual foi um sucesso, mas por falta de dinheiro deixou de ser publicado. Em seguida veio o Blog.
Este ano, o núcleo foi convidado a fazer parte de uma rede de núcleos espalhado por todo o Maranhão com a mesma finalidade e ganhou um "D" a mais, o "direito", transformando-se em NDDCSBRP - Núcleo de Desenvolvimento dos Direitos da Cidadania".
Inicialmente, as entidades signatárias do Núcleo foram as seguintes:
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Benedito (STTR), Associação de Filhos e Moradores do Povoada Marçal dos Brancos, Associação dos Produtores Rurais do Povoado Buritizal do Florêncio, Associação dos Filhos e Amigos de São Benedito, Associação de Jovens do Alto Rio Preto, Sindicato dos Funcionário Públicos de São Benedito, Associação de Moradores do Povoado Demanda, Associação dos Produtores Rurais do Povoado São Luís do Adelino, Associação de Pais e Mães do Bairro Miguel Fernandes, Associação dos Lavradores do Povoado Boião, Associação de Moradores do Povoado Barra da Areia, Associação Familiar União do Povo.
Atualmente são muito mais entidades e pessoas que apoiam nosso trabalho dentro e fora da cidade, além de nosso Núcleo está ligado a dezenas de outras entidades, blogs, sites e outros instrumentos de controle social.
Parabéns a todos os companheiros que compõem o NDDCSBRP e muito obrigado a todos que nos apoiam de alguma forma, quer seja lendo e comentando o blog, enviando e-mails , juntando-se a nós, denunciando também, rebelando-se contra esse bando de ladrões do dinheiro público no sentido de expurgarmos esses vermes da política de nossa cidade.

2 comentários:

Aurinha disse...

Quero parabenizar o NDDCSBRP pelo grande trabalho que vem fazendo, por mostrar que cidadania é possível!
Lago do Junco é município pequeno e politicamente organizado, no entanto, não tem feito nada para denunciar os descasos do poder público com o povo desse lugar.
No município de Lago do Junco vocês podem encontrar um hospital que foi iniciado mais não foi concluído, obra do Governo Roseana Sarney.
É triste, mas acho que nosso município precisa despertar, não é possível conquistar cidadania com o povo acomodado!

Áurea Alves de Sousa, comunidade de Ludovico, município de Lago do Junco - MA.

alves antonio disse...

BANDO DE LADRÕES
esta expressão é verdadeira! e vamos a luta para o expurgo desses deliquentes da nossa história e da história de nossa gente. A CORRUPÇÃO que é o roubo do dinheiro público tomou conta do país de sul a norte e do leste ao oeste e é por conta disso que o nosso estado MA desponta como o mais pobre do Brasil por conta de uma quadrilha especializada em surrupiar os recursos públicos - sarneizada. e mais um episódio veio à tona nestes dias pela revista isto é. e aqui em sbrp tem um descendente dessa herança maldita, mas acreditamos que esses delinquentes um dia sucumbirão com suas deslealdades.