Resultado do Enem 2010: REVELADO O ÓBVIO

Na semana passada foi divulgado o resultado do Enem 2010 e a imprensa no Brasil inteiro tem dado muita ênfase ao assunto, que é capa de várias revistas de circulação nacional.
A figura a seguir retrata o resultado do Enem no Município de São Benedito do Rio Preto-MA:

Aqui em nossa cidade existem duas escolas
de ensino Médio, as duas são públicas estaduais: C E Dr Odilon Silva Soares e C E Prof. Luiz Pinho Rodrigues.

O resultado do Enem para essas duas escolas apontaram o óbvio: "UM CAOS TOTAL". O resultado insatisfatório já era esperado, uma vez que no ano de 2010 as duas escolas funcionaram o ano inteiro sem ter aulas de Química, Física e Matemática nas turmas de 3º ano. Ao final do ano, as diretoras contrataram professores para ministrar aulas dessas disciplinas em um pouco menos de um mês. Pagou os professores por fora, e ponto final.
Neste ano, tudo se repete. Os alunos estão concluindo o ensino médio sem ter tido aulas dessas disciplinas.
As duas escolas apresentam gestões extremamente fora da realidade atual. Uma das diretoras já está no cargo há mais 40 anos. A outra foi subdiretora por décadas até assumir o cargo que exerce atualmente.
De acordo com o critério de certificação do ensino médio pelo Enem, as duas escolas estariam reprovadas.

Outro fator que chama a atenção é o baixo número de alunos que realizam as provas, cerca de 13% do total de alunos das duas escolas.
Neste caso, percebe-se o abandono a que nossos jovens estão submetidos em nossa cidade. O poder público local em nada ajuda ou incentiva esses jovens, tampouco faz qualquer gestão junto ao Governo do Estado no sentido de que sejam conseguidos professores para as escolas.
O prefeito José Creomar é amigo íntimo da governadora, mas nunca pensou em intervir no sentido de melhorar a realidade do ensino médio no município em que é gestor.
A diretora do colégio Luiz Pinho Rodrigues, além de esposa do vice prefeito, também é secretária municipal adjunta da ação social.
O Núcleo acredita que essa realidade poderá ser mudada, mas para isso algumas atitudes precisam ser tomadas:
  • O prefeito municipal precisa olhar por esses jovens. Mesmo sabendo que o ensino médio é de responsabilidade do estado, mas cadê o prestígio que o Sr gestor tem com a governadora e seus deputados?
  • Os alunos e suas famílias precisam urgentemente se organizar para exigir melhoria na qualidade da educação e também que essas diretoras saiam o mais breve possível, dando lugar a pessoas que realmente se comprometam em gerir essas escolas com o olhar voltado para a educação no século XXI;
  • Os filhos de São Benedito que moram fora precisam se mobilizar e devolverem à sua terra algo como retribuição ao lugar onde nasceram, no sentido de reverterem isso em favor daqueles que não puderam, ou não quizeram, sair;

Precisamos nos mobilizar no sentido de fazer nosso município funcionar, pois sabemos da grande monta de dinheiro que é destinado pra cá e nada funciona. REAGE SÃO BENEDITO DO RIO PRETO-MA, VAMOS MOSTRAR QUE CIDADANIA É POSSÍVEL.
Será até quando iremos viver sufocados pela corrupção. O que não podemos é nos conformar com corrupçãoe acharmos normal que ela deva está presente nos poderes executivo, legislativo e judiciário, nas escolas, enfim, em nosso dia-a-dia.

4 comentários:

alves antonio disse...

É até irônico imaginar ou relacionar preocupação do nosso prefeito com algum tipo de bem está ou justiça social; qualquer tipo de iniciativa desse prefeito só é pertinente se for dá algum benefício para ele, ou eleitoral ou financeiro, fora disso, em momento algum da história de sua passagem pela Adm. deste Munic. fez algo q promovesse a justiça ou o bem está de alguem que não seja o seu, de seus filhos, irmãs e sobrinhos e se fez para alguém, mas apenas para garantir o voto dessa pessoa ou dessa família. Jovens alunos educados e instruídos? pra q? QUANTO MAIS IGNORANTES E NECESSITADOS MAIS FÁCIL DE SER ENGANADOS!

Benedito da Penha disse...

É preciso enumerar ainda que vários desses alunos "formados" no Ensino Médio, são contratados imediatamente pelo município como professores, o que prejudica também a educação municipal, uma vez que estes jovens não tem formação alguma para o magistério.

Diario de Luta disse...

Como será possivel a melhoria das notas do ENEM , se temos uma gov. que odeia a educação, veja o exemplo da negociação que ela está querendo acabar até com os direitos adquirido dos prof.e tem um prefeito que é farinha do mesmo saco, veja o que ele está fazendo com o dinheiro do FUNDEB, está ficando para aumentar sua riqueza e não paga o abono que é direito da educação,Os dois são dois corruptos que só surrupiam o dinheiro público.Cadeia nêles.
NDDC de sBRPrêto-MA.

NDCSBRP - Cidadania é possível disse...

É triste ver a situação atual da educação em São Benedito.
Primeiramente, a educação básica, em que a maioria dos alunos estão completando o 5º ano como se estivessem saindo da alfabetização (1º ano)de uma escola que se preze.
E assim vão passando de ano sem a devida aferição de conhecimento. E o pior é que o municípo recebe religiosamente verba do fundeb, mas como tem se visto aqui mesmo neste blog, boa parte é subtraída pelas pessoas que deveriam zelar pela boa educação em nossa cidade.
Quando esses alunos chegam ao ensino médio a situação piora, pois o maior problema que é a falta de base para prosseguir seus estudos, é apenas um detalhe que sequer é percebido. Isso porque os conteúdos que deveriam ser dados na maioria da disciplina, simplesmente são ignorados.
Isso tem sido recorrente com as disciplinas da área de ciências da natureza, que não são dadas no ano inteiro e, ao final, se faz um
"arranjo" em que as notas do ano inteiro são lançadas e todos vão para seus recessos natalinos de consciência tranquila do dever cumprido. Mas será que mesmo?
Esse é o conhecido pacto da mediocridade: "as diretoras fingem que oferecem as disciplinas, os professores fingem que as ministram e os alunos fingem que aprendem", mas no final o grande prejudicado é o aluno e, consequentemente, seu futuro.
Uma avaliação isenta de falcatruas, como é o caso do Enem, prefeitorais revelam isso muito bem.
Concordo com o NDDCSBRP quando diz que devemos reagir contra esse massacre cultural a que essas pessoas estão submetendo nosso jovens.