Reforma de escolas: nova fraude ou mascaramento de anteriores?


O Sr José Creomar de Mesquita costa foi notificado em 22/08/2012 de ação civil pública por improbidade administrativa ajuizada em 08/08/2012 pelo Ministério público do Estado do Maranhão.
Segundo a denúncia do MP, Creomar Mesquita teria roubado mais de 2,3 milhões de reais destinados a reforma fantasma de escolas municipais.
Na peça do MP estão acostadas todas as provas da fraude milionária. Tratam-se de contratos, notas de empenho, ordens de pagamento, recibos e notas fiscais, tudo fraudulento. Na ação, o promotor de justiça também anexou dezenas de fotos que comprovam que as escolas não foram reformadas.
Pelo jeito, trata-se de um processo indefensável, haja vista que o dinheiro foi gasto e Creomar fraudou toda a documentação como se as obras tivessem sido efetuadas.
Hoje chegou a nosso conhecimento de que algumas das escolas estariam sendo pintadas após a notificação do réu.
Uma dessas escolas seria a Unidade Escolar José Maria Costa do Povoado Hipólito, há cerca de 30 km da sede de São Benedito do Rio Preto-MA.
A pesar de está abandonada há mais de três anos a escola consta no censo escolar, site do Inep, que a mesma está em atividade:
Informações do site do Inep
Consta também nas prestações de contas da prefeitura de São Benedito que a escola foi reformada no ano de 2010. Na verdade, o prefeito Creomar pagou duas vezes pela reforma fantasma da escola do Hipólito (Empenho nº 12/2010 e empenho 125/2010) , conforme informações a seguir, todas atestadas pelo secretário de educação, Sr José Augusto Costa, autorizadas pelo prefeito da cidade José Creomar de Mesquita Costa e pagas pelo tesoureiro Felipe Hellman Mesquita (filho de Creomar):

Em agosto do ano passado, fomos ao Povoado Hipólito e fotografamos a escola abandonda que teria passado por reforma fantasma. 
Vejamos algumas fotos que tiramos em 18 de agosto de 2012:
Fachada da escola abandonada
Interior do prédio: Mocegos e cupins
O prédio abandonado serve como chiqueiro de bodes: muitas fezes dos animais
Como este NDDCSBRP sabe da fama de fraudador do Sr Creomar, resolvemos fotografar a escola com o jornal do dia para registrar a data de nossa visita ao povoado. Vejamos as fotos:
Jornal para registrar a data: 18 de agosto de 2012
Vejamos o destaque da data na imagem a seguir:

Já temos certeza de que algumas escolas que constam na denúncia foram pintadas em 2012, mas não sabemos se é para tentar usar isso como defesa ou se já se trata de outra ação de desvio de mais dinheiro do FUNDEB.

Um comentário:

alves antonio disse...

Uma QUADRILHA especializada em roubar dinheiro público comandada pelo prefeito creomar e seu BANDO.
Pobre são benedito, quando irá ficar livre desse CÂNCER?