PF prende ex-prefeitos do Maranhão por desvio de recursos federais

A Polícia Federal do Maranhão deflagrou na manhã desta quarta-feira (25) a Operação Usura II, em que foram apreendidas 19 pessoas, entre ex-prefeitos, ex-secretários municipais e agiotas, sob a acusação de desvio de recursos de programas do Governo Federal. A operação foi desenvolvida nas cidades de Pedreiras, Bacabal, Zé Doca e São Luís. 

Em São Luís foram presos, o agiota Pacovan, a esposa Edna Cavalcanti e o dentista Lílio Guega, que foi secretário de Saúde das gestões de Zé Vieira e Raimundo Lisboa, e presidente da Escola Flor do Samba. Pacovan já foi preso pela PF em 2011, durante a operação “Usura,” por causa de negociações de agiotagem que mantinha com os prefeitos dos municípios de São João do Paraíso e Zé Doca. 

Com ele foram encontrados diversos cheques em brancos da prefeitura de São João do Paraíso. Ele negociava com mais de 20 prefeituras no Maranhão, sendo as principais: Bacabal, Cururupu, Zé Doca e Paço do Lumiar.

Na conta de Pacovan, a Polícia Federal constatou a transação de deslocamento da prefeitura de Bacabal no valor de R$ 7,5 milhões e mais R$ 4,5 milhões depositados pela prefeitura de Zé Doca.

O ex-prefeito de Zé Doca, Natin, foi conduzido e liberado depois que prestou depoimento. O vice-prefeito de Bacuri também teria sido conduzido pela Polícia Federal para prestar depoimentos.

Em Bacabal estariam sendo procurados Gilberto Silva (ex-secretário adjunto de Administração), Carmem Chavier (ex-secretária de Cultura), Aldo Brito (ex-coordenador de Saúde) e Onicley (ex-funcionário da secretaria de Saúde).

Os crimes, conforme a PF e a Controladoria Geral da União (CGU) no Maranhão, foram praticados entre 2008 a 2011. Todos os conduzidos poderão ser indiciados por formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva e peculato. Os recursos desviados eram da merenda escolar e da Saúde.

Participaram da operação, 70 policiais federais e 15 auditores da CGU. O delegado federal que preside a investigação é Mario Fanton.

Fonte: Portal AZ.

Um comentário:

ELOIDES MACIEL disse...

Agora me pergunto, quando
será que acontecerar, o mesmo com o Ex -prefeito de São Benedito do Rio Preto?Será que um dia a justiça será feita?