Prefeito afastado |
No dia seguinte, o presidente da Câmara Municipal deu posse ao novo prefeito da cidade, acompanhada apenas pelos vereadores Sabão e Dario, e por dezenas de pessoas interessadas, especialmente funcionários públicos e sindicalistas.
Todos somos sabedores que é praxe no Maranhão prefeitos afastados contratarem habilidosos advogados a peso de ouro e voltarem pouco tempo depois, contando, algumas vezes, com a benevolência do Tribunal de Justiça. Isso poderá ocorrer no caso do prefeito afastado de SBRP, Creomar Mesquita.
Porém, nesse caso, existe a possibilidade de o TJMA manter Creomar afastado por mais tempo, haja vista o seguinte:
- O prefeito descumpriu Termo de Ajuste de Conduta firmado entre ele, o MP, através do então promotor Henrique Helder, e o Procurador Chefe do município de SBRP, Norton Nazareno (CLIQUE AQUI E LEIA POSTAGEM). No TAC, o prefeito se comproteu em convocar todos os classificados no concurso de 2007, na ordem de classificação, até o dia 18 de agosto de 2008.
- Com o descumprimento, o MP ajuizou ação civil pública em desfavor do prefeito afastado Creomar Mesquita. A justiça atendeu ao pedido do MP "condenando o município de São Benedito a Proceder imediata nomeação e posse de todos os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas, fazendo cessas a contratação precária de terceiros em detrimento da nomeação dos novos concursados". A mesma decisão "declarou nulas todas as contratações irregulares e determinou a nomeação dos candidatos excedentes desde que preteridos por contratados de forma precária". A própria juíza encaminhou os autos ao TJ que confirmou a decisão da juíza da Comarca de Urbano Santos, em acórdão publicado em 13 de junho de 2011 (CLIQUE AQUI E LEIA POSTAGEM).
- Mesmo com a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão, o prefeito afastado José Creomar insiste em não atender às determinações judiciais, levando o MP a executar os valores das multas, tendo a solicitação atendida. A decisão da Juíza da Comarca de Urbano Santos, Dra. Odete Maria Pessoa Mota, deferindo o pedido do Ministério Público Estadual de Bloqueio judicial de R$: 229.500,00 (duzentos e vinte e nove mil e quinhentos reais) das contas do Sr. José Creomar de Mesquita, em virtude de descumprimento de ordem judicial. A juíza determinou também que o gestor exonerasse todos os servidores contratados sem concurso público no prazo máximo de 10 dias e que sejam chamados todos os classificados no concurso realizado em 2007, obedecendo à ordem de classificação. A decisão publicada no DOEMA de 15/05/2012. Lei postagem clicando aqui.
- O prefeito afastado José Creomar Mesquita estava tão certo da impunidade que, mesmo sem ter convocado os concursados de 2007, chamou outro concurso em 2011 (clique aqui e leia postagem). O NDDCSBRP denunciou ao MP, que solicitou da justiça a suspensão do concurso que ocorreria em 17/07/2011 e novamente foi atendido pela justiça (CLIQUE AQUI E LEIA POSTAGEM).
Aqui em SBRP, os sentimentos acerca do afastamento de Creomar são variados: para as pessoas oprimidas por Creomar e que não "mamam (expressão de Creomar)" têm sentimento de alivio e sensação de justiça, mostrando que ninguém está acima da Lei e que devemos acreditar na justiça de nosso estado; os que "mamam" espalham expressões do próprio prefeito afastado pela cidade que o ex-prefeito foi afastado injustamente e que voltará amanhã e que providenciará a trasferência do promotor e da juíza da Comarca de Urbano Santos.
Particularmente, nós do NDDCSBRP, entendemos que isso é uma possibilidade esdrúxula, haja vista que o prefeito afastado não teve força nem pra se manter no cargo, quanto mais para transferir juiz e promotor, o seja ter grande influência no alto escalão da justiça de do MP do Maranhão.
O que nós sabemos é que os advogados do prefeito afastado de SBRP, às 12h:04min de sexta, 17, deram entrada no protocolo do TJ no pedido de derrubada da liminar que afasta Creomar Mesquita. Às 12h:54min do mesmo dia os autos foram remetidos à assessoria Jurídica da presidência do TJ, com que se encontram, segundo informações do próprio TJ.
O que nós sabemos é que os advogados do prefeito afastado de SBRP, às 12h:04min de sexta, 17, deram entrada no protocolo do TJ no pedido de derrubada da liminar que afasta Creomar Mesquita. Às 12h:54min do mesmo dia os autos foram remetidos à assessoria Jurídica da presidência do TJ, com que se encontram, segundo informações do próprio TJ.
Continuamos acreditando na justiça de nosso estado, e, mesmo que o TJ decida pela volta do prefeito afastado, continuaremos nosso trabalho em defesa dos direitos da cidadania de nosso povo.
Finalmente, este NDDCSBRP garante a todos os cidadãos de bem de nosso município que continuará fazendo seu trabalho de fiscalização e denúncia dos bandidos que insistem em roubar verbas públicas, permitindo que milhares de pessoas sofridas permaneçam analfabetas, sem saúde, agricultura etc., em detrimento de encher os próprios bolsos.
Finalmente, este NDDCSBRP garante a todos os cidadãos de bem de nosso município que continuará fazendo seu trabalho de fiscalização e denúncia dos bandidos que insistem em roubar verbas públicas, permitindo que milhares de pessoas sofridas permaneçam analfabetas, sem saúde, agricultura etc., em detrimento de encher os próprios bolsos.
3 comentários:
O gestor corrupto, entrou para história do nosso município como o primeiro a ser afastado da prefeitura, e sabe hoje que ele não é o "deus" que pensava ser.Vai ser cassado definitivamente, porque a justiça tem nas mãos muita coisa que prova a quantidade de roubos do dinheiro público, e, sempre aacreditamos na justiça do criador e a dos homens.
NDDC de SBRPreto
Mais uma prova de que:
Povo unido e organizado luta e vence.
O poder emana do povo.
Lutar, lutar, nós vamos organizar o povo maranhense que já quer se libertar como o povo de São Benedito fez com esse corrupto que foi "cassado e achado", nós últimos meses muitos bandidos foram tirados das prefeituras, alguns retornaram mas iremos continuar firmes na luta para que todos compreendam que só assim teremos nossos direitos garantidos.
E desde já o próximo prefeito fique sabendo que o povo esta unindo forças para derrotar os que vierem a maltratar o cidadão e cidadã no Maranhão.
Ivan Sousa, Belágua-MA
O Prefeito afastado deverá voltar mesmo a qualquer momento, pois o PROCESSO JUDICIAL funciona assim mesmo. O IMPORTANTE SERIA QUE, REALMENTE ELE EXPLICASSE TODAS AS DENÚNCIAS, NÃO SÓ À JUSTIÇA, MAS TAMBÉM À POPULAÇÃO. E QUE OS ELEITORES DELE E DO OUTRO CANDIDATO EXIGISSE ACESSO DEMOCRÁTICO E ÉTICO AOS FAVORES SOCIAIS E NÃO FAVORES PESSOAIS. Renuncie favores pessoais que não são pessoais, pois tudo é com dinheiro público deve haver publicidade segundo a Constituição Federal. SE VOCÊ QUER UM PREFEITO HONESTO MOSTRE AO SEU CANDIDATO A SUA ATITUDE DE HONESTIDADE! E quando vamos ter alguém com algo novo? Pois até agora só se ver REPRODUÇÕES DE MODELOS POLÍTICOS ULTRAPASSADOS e que não deram certo.
Postar um comentário