Matéria do Jornal Pequeno de hoje, 24/08/2012


Prefeito recorre, mas TJ nega retorno ao cargo

24 de agosto de 2012 às 09:52
O prefeito de São Benedito do Rio Preto, José Creomar de Mesquita Costa, recorreu ao Tribunal de Justiça, mas teve seu pedido indeferido e continua fora do cargo, tendo assumido o vice Oscar Frazão. O prefeito foi afastado, no último dia 16, por ato de improbidade administrativa, pela juíza Odete Maria Pessoa Mota, atendendo solicitação do Ministério Público da comarca de Urbano Santos.
Uma semana antes da decisão judicial que afastou Creomar, o MP ajuizara outra ação civil pública em desfavor do gestor afastado. Desta vez, as provas em posse do promotor de justiça, Crystian Gonzalez Boucinha, referem-se a desvio de mais de 2,3 milhões de reais que teriam sido destinados a reformas de 31 escolas, que nunca chegaram a acontecer, diferentemente do que o prefeito afastado declarou ao TCE, conforme a denúncia. Consequentemente, existem escolas fechadas, outras abandonadas e até demolidas.
Na peça do MP encontram-se notas de empenho, contratos, notas fiscais, ordens de pagamento e recibos, todos fraudados, conforme a denúncia, além de incluir fotos que comprovam ausência das reformas.
Uma dessas escolas é a Unidade Escolar Rui Barbosa, no povoado Bom Princípio, a 20 quilômetros da sede do município. Garante o MP que a escola não funciona desde 2010, mas continua ativa no senso escolar e recebendo verbas para merenda escolar, transporte, Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb.
No município, as crianças do povoado que insistem em estudar precisam se deslocar mais de 5 km até a escola mais próxima, de bicicleta ou em lombo de jumento. Segundo a prestação de contas do prefeito José Creomar, a escola teria sido reformada no ano de 2010. O prefeito Creomar e o secretário de Educação Augusto José Vieira Costa pagaram R$ 140.233,80 (cento e quarenta mil, duzentos e trinta e três reais e oitenta centavos) pela reforma de três escolas, dentre elas a U. E. Rui Barbosa (Nota de Empenho nº 312/2010), para a empresa Projetos e Empreendedorismos Maranhenses LTDA-ME (CNPJ 08.305.870/0001-80), situada a Av. Tancredo Neves, nº 50. Vila Flamengo, São José de Ribamar.
São Benedito do Rio Preto – O município de São Benedito do Rio Preto, a 240 quilômetros de São Luís, possui cerca de 17 mil habitantes. Mais de 62% da população vive na zona urbana, onde a principal renda vem de empregos públicos e do comércio, enquanto na zona rural as pessoas vivem basicamente da bolsa família, aposentadoria do INSS e da agricultura familiar.
Ainda de acordo com os dados, do censo escolar de 2010, existem 61 escolas públicas municipais, totalizando 5551 alunos matriculados, sendo 660 na pré-escola e 4891 no ensino fundamental; destes, 821 na educação de jovens e adultos. Existem também no município três escolas estaduais.
Fonte: Esta matéria encontra-se postada no site do JP e também no JP impresso de hoje (capa e página 03)

Um comentário:

alves antonio disse...

Isso é apenas o começo de uma série de outras denúncias q pesam sobre creomar, essa pessoa que até alguns anos atrás ninguém se quer imaginava q ele era corrupto e q comandava um esquema criminoso de desvios de verbas públicas no município de sbrp.
Mas os fatos estão aí, agora escancarados, ainda falta vir à tona os roubos de dinheiro na construção de poços artesianos; reformas de estradas; compra de merenda escolar; compra de remédios; compra de material didático e outros esquemas fraudulentos na prefeitura deste município.
Algumas pessoas, talvez inocentes, ao invés de se envergonhar de está ao lado de um corrupto, ainda fazem é defendê-lo.
Q povo é este, não só perdeu a compostura como a moralidade ética pessoal.
É uma pena!