Prefeito recorre, mas TJ nega retorno ao cargo
24 de agosto de 2012 às 09:52

Uma semana antes da decisão judicial que afastou Creomar, o MP ajuizara outra ação civil pública em desfavor do gestor afastado. Desta vez, as provas em posse do promotor de justiça, Crystian Gonzalez Boucinha, referem-se a desvio de mais de 2,3 milhões de reais que teriam sido destinados a reformas de 31 escolas, que nunca chegaram a acontecer, diferentemente do que o prefeito afastado declarou ao TCE, conforme a denúncia. Consequentemente, existem escolas fechadas, outras abandonadas e até demolidas.
Na peça do MP encontram-se notas de empenho, contratos, notas fiscais, ordens de pagamento e recibos, todos fraudados, conforme a denúncia, além de incluir fotos que comprovam ausência das reformas.
Uma dessas escolas é a Unidade Escolar Rui Barbosa, no povoado Bom Princípio, a 20 quilômetros da sede do município. Garante o MP que a escola não funciona desde 2010, mas continua ativa no senso escolar e recebendo verbas para merenda escolar, transporte, Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb.
No município, as crianças do povoado que insistem em estudar precisam se deslocar mais de 5 km até a escola mais próxima, de bicicleta ou em lombo de jumento. Segundo a prestação de contas do prefeito José Creomar, a escola teria sido reformada no ano de 2010. O prefeito Creomar e o secretário de Educação Augusto José Vieira Costa pagaram R$ 140.233,80 (cento e quarenta mil, duzentos e trinta e três reais e oitenta centavos) pela reforma de três escolas, dentre elas a U. E. Rui Barbosa (Nota de Empenho nº 312/2010), para a empresa Projetos e Empreendedorismos Maranhenses LTDA-ME (CNPJ 08.305.870/0001-80), situada a Av. Tancredo Neves, nº 50. Vila Flamengo, São José de Ribamar.
São Benedito do Rio Preto – O município de São Benedito do Rio Preto, a 240 quilômetros de São Luís, possui cerca de 17 mil habitantes. Mais de 62% da população vive na zona urbana, onde a principal renda vem de empregos públicos e do comércio, enquanto na zona rural as pessoas vivem basicamente da bolsa família, aposentadoria do INSS e da agricultura familiar.
Ainda de acordo com os dados, do censo escolar de 2010, existem 61 escolas públicas municipais, totalizando 5551 alunos matriculados, sendo 660 na pré-escola e 4891 no ensino fundamental; destes, 821 na educação de jovens e adultos. Existem também no município três escolas estaduais.
Fonte: Esta matéria encontra-se postada no site do JP e também no JP impresso de hoje (capa e página 03)
Um comentário:
Isso é apenas o começo de uma série de outras denúncias q pesam sobre creomar, essa pessoa que até alguns anos atrás ninguém se quer imaginava q ele era corrupto e q comandava um esquema criminoso de desvios de verbas públicas no município de sbrp.
Mas os fatos estão aí, agora escancarados, ainda falta vir à tona os roubos de dinheiro na construção de poços artesianos; reformas de estradas; compra de merenda escolar; compra de remédios; compra de material didático e outros esquemas fraudulentos na prefeitura deste município.
Algumas pessoas, talvez inocentes, ao invés de se envergonhar de está ao lado de um corrupto, ainda fazem é defendê-lo.
Q povo é este, não só perdeu a compostura como a moralidade ética pessoal.
É uma pena!
Postar um comentário