EDUCAÇÃO EM FRANGALHOS


"Aqui vamos usar o Centro de Ensino Prof. Luis Pinho Rodrigues em são Benedito do Rio Preto – MA como exemplo, mas não tenho dúvida de que poderia ser outro qualquer.
Pois bem, na ultima 5ª Feira (17) foi dado como encerrado o ano letivo de 2012 no referido colégio estadual, De fato já era tempo mesmo, pois já estamos em 2013 e muitas outras unidades de ensino já se preparam para começarem o novo ano letivo. Por outro lado desde dezembro que boa parte dos professores não comparecem às salas de aulas ficando os alunos ociosos a cargo da boa vontade apenas dos professores contratados que começaram suas atividades em período mais tardio.
O que chama a atenção para este fato é a falta de compromisso de nossos educadores com a educação a qual escolheram como profissão para suas vidas. Durante todo o ano letivo a falta de professores é uma constante e no final do ano este problema se agravou de forma acentuada ou mesmo drástica. O que se viu foi uma verdadeira simulação da existência de aulas complementares. Alunos perambulando ou sentados pelos corredores, alguns tinham uma aula, ou mini-aula e eram despachados, outros eram despachados sem ter nenhuma aula. Dias após dias nesta situação. Alguns professores desapareceram das salas de aula mesmo sem terem concluídos os conteúdos ou as atividades finais, deixando os alunos a verem navios mesmo onde não tem mar. O curioso é que até mesmos professores concursados que ainda deveriam comparecer à sala de aula se esquecerem de seus compromissos e por lá nunca mais apareceram. Trabalhos que não foram recebidos, notas que não se sabe de onde vem, mas que com certeza aparecerão nos boletins, resultados finais que os próprios alunos desconhecem, são alguns dos pontos que carecem de explicação lógica mesmo quando a lógica não explica.
Dessa forma a educação maranhense vai ajudando a preparar, sem nenhum preparo o futuro deste Estado e da nação brasileira. Professores que assumem matérias as quais nunca dão uma aula sequer durante um ano inteiro, se limitam a passarem trabalhos de pesquisas sobre assuntos dos quais nunca laçaram uma palavra em sala de aula e assim vão passando o tempo fingindo que ensinam enquanto os alunos fingem que aprendem.
Nas duas últimas semanas de supostas aulas o colégio lançou uma espécie de calendário e pregou no mural da secretaria da escola no qual informava o dia da semana, a data do mês e os respectivos professores que deveriam comparecer (isso mesmo, deveriam, porque alguns deles nunca mais apareceram) sendo que 5ª Feira dia 17/01/13 apesar da data não constar, mas que estava subentendida diante da sequencia acima, todos os professores deveriam comparecer. Imagine. Por ironia ou excesso de compromisso, nenhum, isso mesmo, nenhum professor, nem diretor (a), nem coordenador apareceram por lá. Apenas o vigilante manteve seu plantão. O que se viu foi uma pequena parte dos alunos que compareceram aturdidos fazendo perguntas ao vigilante que não tinha nenhuma informação do que estava acontecendo, mas se esforçava para dar atenção a todos. No entanto não é difícil de imaginar que do salário desses responsáveis servidores públicos, que são pagos com seu dinheiro, não será descontado um real sequer e você que é pai de alunos não se assuste se você se deparar nos próximos meses com uma reunião falando em envolvimento, participação compromisso e RESPONSABILIDADE ou quem sabe até mesmo uma greve reivindicando piso salarial e sobre o pretexto de melhores condições de trabalho, é isso aí, melhores condições de trabalho pra quem aparentemente não quer trabalhar".
Texto enviado pelo companheiro Di Sousa


3 comentários:

g-alvino1 disse...

Tudo que foi escrito está mais que certo, mas, isto tudo acontece é por falta de gestão. Enquanto não tivermos gestores compromissado com a educação e que tenham moral de cobrar dos professores, não teremos educação de qualidade.Um bom gestor tem que usar a razão e não o coração.

Victor Hugo disse...

A falta de comprometimento é sem dúvida o grande mal do serviço público.

É difícil imaginar SBRP em tempos melhores vendo uma situação ridícula como essa.

Rogério Teles disse...

É lamentável a situação em que se encontra a educação em São Benedito, tanto em nível municipal ocmo estadual.
Porém, o momento é de esperança, de mudanças, de trabalho em que novas pessoas terão chance de mostrar serviço e escrever uma nova história para a nossa cidade.
Esta esperança também se dá na área da educação.