João Abreu assina atestado de incompetência do governo Roseana

Em entrevista concedida ao jornal O Imparcial deste domingo, o secretário Chefe da Casa Civil, João Abreu atestou a incompetência do governo Roseana Sarney ao defender a privatização de alguns serviços que devem ser executados pelo governo estadual.
Rose incopetenteSegundo o principal auxiliar de Roseana, entre os setores que deveriam ser privatizados estão a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), hospitais e presídios. Dessa forma, Abreu confirma a inoperância da gestão roseanista e ainda sentencia: a “iniciativa privada tem mais competência que o estado”. Até aí nenhuma novidade ou grande descoberta por parte dele.
Para justitifar sua tese, o secretário cita como exemplo ‘bem-sucedido’ a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), que foi privatizada por Roseana Sarney por 1 real e ocorreu, segundo o jornalista Luís Nassif, através de processo fraudulento permitido pelo “esquema Sarney” para favorecer o grupo GP/Pactual, que teria sido beneficiado por informações privilegiadas, sendo vendida a preço bem abaixo do mercado. Em abril de 2006 o controle acionário da empresa passou para a Equatorial Energia.
A Cemar, além de não prestar um serviço a contento dos maranhenses, apresenta, entre as 64 concessionárias no país, a segunda mais cara tarifa de energia para a classe residencial, no valor de R$ 0,36610 o kWh. Isso João Abreu esqueceu de citar.
Para o deputado federal Simplício Araújo (PPS), privatizar parte do estado “é uma forma de manter mais poder independente de quem seja o governador”.
Já o professor doutor e pesquisador da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Wagner Cabral, vai mais além: “Em 2013, governo Roseana vai inovar mais uma vez, privatizando os 72 hospitais que NÃO construiu… pintados de FURTA-COR, obviamente…”, ironizou ele.

Nenhum comentário: