Escola abandonada em povoado abandonado: esse descaso não pode continuar


Há alguns meses componentes do NDDCSBRP estivemos em um povoado aqui de SBRP chamado Hipólito, há cerca de 20 Km da sede.
Trata-se de um povoado quase fantasma, dado o abandono em que se encontra, embora conste nas prestações de contas do prefeito Municipal como um povoado que já teve a estrada e a escola reformadas.
O local é praticamente inacessível para carros e, segundo os moradores, há muito tempo nenhum carro passava por lá. Vejamos fotos da estrada:

O que já foi estrada há muito tempo só passam motos e bicicletas
Crateras e riachos na estrada (ou melhor, no caminho)
Quanto à escola, pesquisando no censo escolar dos três últimos anos (2010, 2011 e 2012) está tudo certinho, a escola está ativa, recebendo verba para merenda escolar, cecebe também verbas do PDDE e transporte escolar.

Informações do site do Inep
Consta também nas prestações de contas da prefeitura de São Benedito que a escola foi reformada no ano de 2010 (duas reformas no mesmo ano). Na verdade, o prefeito Creomar pagou duas vezes pela reforma da escola do Hipólito (Empenho nº 12/2010 e empenho 125/2010) , conforme informações a seguir, todas atestadas pelo prefeito da cidade José Creomar de Mesquita Costa, Felipe Heilman Mesquita (filho de Creomar e tesoureiro da prefeitura) e pelo secretário de educação, Sr José Augusto Costa:

Resolvemos então visitar as instalações da Unidade Escolar José Maria Costa, ativa no censo, no PDDE, no PNAE, no FUNDE, no PNTE e bi-reformada pelo prefeito.
Ao chegar ao local, cenas chocantes. De longe se avista, no meio do mato, o que foi uma escola. Há muito tempo entregue aos bodes, morcego, cupins e marimbondos.
À medida que fomos nos aproximando, o sentimento foi de tristeza, vergonha e nojo.

Vejamos outras fotos do local:

Cenas de abandono

Sujeira, mato e cupins

Residência para dezenas de morcegos

Detalhe do trinco, depósito de madeira e fezes dos bodes

Tristeza de ver como está sendo tratada a educação em nosso município. Vergonha de ter um prefeito tão corrupto e desprovido de escrupulos, como é o de nossa cidade e Nojo, de ver tanta corrupção de pessoas que visam apenas o dinheiro fácil em detrimento da miséria de nosso povo: crianças analfabetas e famintas, idosos desprezados, jovens ociosos entregues à prostituição e às drogas, pessoas morrendo por falta de atendimento médico.
Enquanto isso, o patrimônio pessoal do Sr Creomar e de sua corja só aumenta: inúmeros prédios, terrenos, casas, mansões, postos de combustíveis, carros de luxo, caminhões, rádios, tv, ... e ainda, por cima pretende eleger o cunhado "para o desenvolvimento continuar".

2 comentários:

alves antonio disse...

Desenvolver só se for mesmo o roubo o desrespeito, a corrupção, os desmandos, as perseguições, a opressão. Desenvolver e aumentar as mazelas e o número de laranjas e de integrantes da quadrilha q já está instalada em São Benedito. Aumentar a miséria, a pobreza e a calamidade pública. Aumentar a crueldade as mentiras, as injustiças, aumentar o patrimônio dos corruptos e aumentar o roubo do dinheiro público.
Mas em toda essa história, uma coisa chama muito a atenção. Com tantas denúncias de corrupção neste blog, nunca o prefeito desmentiu ou processou alguém?!
Ou tirou o blog da internet?
Nem os seus seguidores se manifestam diante de tantas C A L Ú N I A S!!!!!!????????? é simplesmente incrível!

g-alvino1 disse...

É bom que a população d nosso município acorde, porque a propagnda do candidato do prefeito, diz que é para dar continuidade a tudo isso, será que nós eleitores e cidadãos de nossa terra, quer que esta roubalheira,e falta de escrúpulos continue, achando que todos nós somos escravos deste todo poderoso que pensa que é dono de todos nós?Tenho certeza que noso povo não é cego e nem burro para deixar se enganar mais uma vez.
NDDC de SBRPRÊTO