A PREFEITURA DE SBRP ALERTA: PROIBIDO TIRAR FOTOS DE PRÉDIO PÚBLICOS

Em 13 de maio deste ano o Blog do Luís Cardoso postou matéria intitulada "Prefeito acumula riqueza enquanto municipio nada na miséria", falando dos desmandos do Sr José Creomar de Mesquita Costa. Vamos pular essa parte porque vivenciamos isso cotianamente.

No dia 16 de maio, o prefeito Creomar postou um comentário no mesmo blog, justificando  ao jornalista que:


"antes de fazer as infundadas e inverídicas acusações, deveria se informar melhor a respeito de minha atuação profissional e de minha trajetória como Político neste município. Antes de ingressar na vida pública, sempre exerci com muito afinco a profissão de médico, o que me permitiu adquirir algum patrimônio material. Com relação à vida pública, estou no exercício do meu terceiro mandato de Prefeito em São Benedito, prova inequívoca do bom serviço prestado na minha administração e da valorosa aceitação popular."
Perceba que o Sr Creomar admite que é detentor do que ele chama "algum patrimônio material". Quem é um pouco mais antigo sabe do patrimônio que o médico Zé Creomar era detentor.
O prefeito continua seu puxão de orelha no jornalista, dizendo que:


"Em relação aos convênios, posso assegurar que todos estão sendo executados a contento, e para a sua informação, no ato da assinatura de qualquer convênio, existem cláusulas que definem prazos para a sua contratação, execução e prestação de constas, o que se aplica ao presente caso, estando os mesmos em plena vigência. O senhor faz referência ao convênio de origem do Ministério da Educação no valor de R$ 622.620,33, que tem como objeto a construção de uma creche escolar, cuja obra já se encontra em fase de conclusão com mais de 80% dos serviços realizados, podendo ser vistoriada in loco por qualquer pessoa e até mesmo pelo senhor."

Veja a seguir, fotos, tiradas ontem, da creche a que o prefeito se refere:


Percebamos que atualmente a obra ainda não possui sequer um tijolo assentado, aliás ãinda não foi feito nem mesmo o baldrame, embora o próprio prefeito afirme em seu comentário naquele blog que a obra já esteja em fase de conclusão, com mais de 80% pronto.


Daí presumimos: ou o prefeito está mentindo para todos nós em rede mundial, ou então ele não irá muito adiante com a construção da creche, pois se isso aí equivale a 80%, o que seriam os 100%?

Voltando ao comentátio do prefeito de nossa cidade no blog do Cardoso, o Sr Cremar Mesquita continua seu puxão de orelha concluíndo:

"Portanto, senhor jornalista, como disse anteriormente, quero advertir que a matéria publicada não condiz com a verdade dos fatos, sendo levianas as acusações, com intuito tão-somente de denegrir minha imagem pessoal e política, uma vez que o senhor não cita comprovação real que dê azo às suas alegações, finalidade esta, totalmente desvirtuada da verdadeira função do jornalismo de cunho informativo, que realmente interessa ao público. Lembro ainda, que tal atitude é passível de reparação pelo dano moral a mim causado, uma vez que seu blogue tem ampla divulgação.
José Creomar de Mesquita Costa - Prefeito Municipal de São Benedito do Rio Preto."

Não conhecíamos esse lado democrático do Sr Creomar, defendendo matérias de cunho jornalístico com as devidas comprovações. Se isto verdade for, ele deverá apreciar as matérias postadas neste Blog SBRP on-line, pois todas são acompanhadas das devidas comprovações.

Mas 'que mal lhe pergunte', Sr Creomar, porque Vossa Excelência nunca comentou nenhuma de nossas matérias deste blog?


Mesmo já estando esta matéria bem grande, achamos por bem informar aos sambeneditenses que as fotos da creche  foram tiradas ontem, 11/07/2011, por volta do meio dia. Porém, os responsáveis pela obra ao saberem que elas foram tiradas, ameaçaram tomar e quebrar a máquina do companheiro fotógrafo, o qual reagiu e pediu que eles quebrassem.


Não quebraram, mas ligaram para o prefeito que imediatamente comunicou a polícia que, por sua vez, em menos de cinco minutos chegou ao local em viatura comandada pelo sargento da PM, Sidnes, que solicitou que a máquina lhe fosse entregue e só não invadiu a casa do cidadão porque este o alertou que não entrasse.

Percebamos também que essas duas últimas fotos foram tiradas do lado de dentro da residência.
TUDO ISSO OCORREU ONTEM POR VOLTA DO MEIO DIA E INÍCIO DA TARDE. QUANDO OUTROS COMPANHEIROS DO NDDCSBRP TOMARAM CONHECIMENTO E SE DIRIGIRAM AO LOCAL, MAS A VIATURA JÁ ESTAVA SAINDO.

Senhor Creomar, convidamos Vossa excelência para comentar essa postagem e esclarecer esses e outros fatos para todos nós sambeneditenses.

==================================

Matéria publicada também no 
e no
Rede de Blogues Municípios On-Line
...

9 comentários:

rodrigues sousa disse...

certamente para alcançarmos o que tanto chamamos de "democracia", eu , você , nós , a sociedade civil em geral terá que se organizar muito. Primeiro que para os nossos politicos esta tal "democracia" só os interessa para chegar ao poder. Uma vez no poder não sabem o que é democracia, não sabem o que é publico, nem dever... Mas porque que não se pode tirar fotos de uma obra que futuramete servirá tanto a nossa comuidade??? ainda manda a policia tomar a camera do cidadão que penso eu, a adiquiriu com suor do seu trabalho!!! acorda meu povo ...

Iran Avelar disse...

o que acontece com a adm. de sbrp eh um absurdo, mil vezes pior do que em urbano santos, onde o prefeito ja foi cassado.

Ivan Sousa disse...

Parabens aos políciais de São Benedito, são muito bem mandados pela administração.
Precisamos denunciá-los tambem para que eles aprendam que tirar fotos não é crime, crime é ameaçar!

Ivan Ferreira Sousa, Belágua-MA, Núcleo de Defesa dos Direitos da Cidadania.

Rogério Teles disse...

É amigo Iran, realmente isso é verdade. Em todos os lugares observamos tomadas de decisões judiciais contra gestores públicos por muito menos do que o NDDCSBRP mostra muito bem neste Blog, com as devidas comprovações. Mas realmente há algo difícil de compreendermos em nossa cidade.
Aproveito para parabenizar o trabalho feito por todos os companheiros deste núcleo que certamente vai dar resultados.

alves antonio disse...

Quando o prefeito diz ...estou no meu terceiro mandato... a gente imagina q eh pq trata-se de um bom gestor ou de uma pessoa humanamente ativa, mas não eh bem assim: Não fosse um esquema criminoso, lesivo aos direitos humanos de distribuição estarrecedora de dinheiro público em forma de salários miseráveis à centenas de famílias cuja valor do "salário" depende da quantidade de eleitores existente na família, e os mais de 1.500 eleitores q vêm da capital são luis no dia das eleições e mais um amontoado de esquemas fraudulentos na administração desse prefeito duvido muito que o terceiro mandato tivesse sido possível. Quanto aos salários dos famosos "diaristas" o salário varia de 100 a 300 reais dependento de quantos votos há na família, sem contar q muitos só recebem sem trabalhar. Sem falar tambem na quantidade de salários à funcionários fantasmas q recebem sem trabalhar inclusive com dinheiro do fundeb... tudo para garantir o voto no dia das eleições. ACORDA SÃO BENEDITO!!!!!
Postado por Antônio da Paz, povoado Marçal dos Brancos

Luis Gomes disse...

Caro Iran, devo informá-lo, imparcialmente, que um canteiro de obras pertence à empresa executora da obra e até o prefeito para visitá-lo precisa de autorização. A obra pronta e entregue, sim, é de domínio público!

Ass: Luís Gomes- São Luís- MA

alves antonio disse...

Houve uma época em que mentir era algo vergonhoso, absurdo... hoje, político virou sinônimo de demagogia, mentira, falsidade, corrupção etc. e parece q eles aceitaram isto com naturalidade, pois para o prefeito de SBRP, é algo absolutamente normal, mentir, enganar etc. Vejam o que ele afirmou, com veemência, ao jornalista Luis Cardoso: "80% da obra está concluída" e ainda colocou a disposição dele e do povo para verificarem "in loco". è uma barbaridade. e na época da AFIRMAÇÃO do prefeito, ninguem sabia aonde ia ser construída a creche, somente algum tempo depois é q foi colocado a placa, fizeram o muro da frante e começaram a colocar os vergalhões para esguer o alicerce da obra. É muita falta de vergonha e de respeito de um político ter uma atitude dessas; Minha mãe dizia q minha avó dizia q QUEM MENTE ROBA!

Porto disse...

Caro Luis Gomes,
Qualquer pessoa precisa de autorização para "entrar" em uma obra qualquer, seja ela pública ou privada. Agora para visitar-la, através da rua que é publica, olhando e/ou até mesmo fotagrafando tão somente aquilo que está ao livre alcanse dos olhos eu desconheço o dispositivo legal para tal proibição.
Jonatan Porto
S. Benedito do Rio Preto-MA

Porto disse...

Caro Luis Gomes,
Toda pessoa precisa de autorização para entrar em qualquer obra, seja ela privada ou pública. Agora para visitá-la diretamente pela rua (que devo lembrar-lo) é pública, olhando e/ou até mesmo fotografando tão somente aquilo que está ao livre alcanse dos olhos, eu desconheço o dispositivo legal para tal proibição.
Jonatan Porto
S. Benedito do Rio Preto-MA