MP propõe realização de novo concurso público em Presidente Vargas

Que diferença faz um promotor atuante em uma comarca. vejamos a matéria a seguir publicada em O Imparcial:

Pomotor Benedito Coroba
Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 8 de fevereiro, o Ministério Público do Maranhão propôs a anulação do concurso do Município de Presidente Vargas (a 157km de São Luís), realizado nos dias 2 e 9 de outubro de 2011, para preenchimento de vagas no serviço público. O TAC foi firmado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Vargem Grande. Presidente Vargas é termo judiciário da referida comarca.

Conforme o acordo, o Município de Presidente Vargas compromete-se a realizar até o final do próximo mês de maio, novas provas, análise de títulos e homologação do concurso. Os candidatos selecionados deverão ser empossados, dentro do número de vagas estipuladas no edital, até o dia 10 de junho. O município deve assegurar a participação dos candidatos inscritos no certame anulado, sem qualquer ônus.

O MPMA propôs a anulação do concurso, depois de ter constatado a aprovação de candidato analfabeto e também fraudes envolvendo outros candidatos aprovados. Anteriormente, a Prefeitura de Presidente Vargas já tinha acatado Recomendação do Ministério Público para anular as provas, análises de títulos e o resultado do certame.

O TAC também estabeleceu que o Município de Presidente Vargas, de acordo com a necessidade, compromete-se a contratar temporariamente, até o mês de junho corrente, os aprovados no último seletivo realizado no ano de 2011. Caso os selecionados não preencham a necessidade do município, o prefeito deverá comunicar previamente o Ministério Público para alteração eventual do Termo de Ajustamento de Conduta.

Segundo o promotor de Justiça Benedito de Jesus Nascimento, autor do TAC, o início das aulas ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro e as crianças e adolescentes que integram a rede municipal de ensino não podem sofrer prejuízos na fluência do ano letivo com a ausência de professores, por exemplo. As áreas de saúde, assistência social, administração, entre outras, também não podem interromper a prestação do serviço público.

MULTA
Em caso de descumprimento de alguma das cláusulas do acordo está prevista uma multa no valor de R$ 50 mil, que se reverterá ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O não pagamento da multa, autoriza a cobrança com atualização monetária de juros de 1% ao mês e multa de 10% sobre o montante apurado.

Além do promotor de Justiça Benedito de Jesus Nascimento, assinaram o acordo o prefeito de Presidente Vargas, Luiz Gonzaga Coqueiro Sobrinho, e o advogado Paulo Humberto Freire Castelo Branco.
 Fonte: O Imparcial.

3 comentários:

Neto Frazão disse...

esse e bom por onde anda fas estoria

Luiz Leão Junior disse...

Se as Comarca de Urbano Santos e Vargem Grande Falassem a conversa seria mais ou menos essa:

- Ei Vargem Grande, quer trocar de promotor? O meu promotor é tranquilo e não mexe em nada. Fica na parado na comarca. Aqui quase não tem serviço pois o promotor fica com cara de paisagem...

- Mas porque você que trocar de promotor? A sua vida não está tranquila por ai, quase sem trabalho?

- Pois é, mas é que que eu tenho medo de definhar, pois faz muito tempo que não faço nada. Preciso me movimentar para que eu sinta que possa ser útil um dia.

- Pois é meu amigo, seu caso é grave. Mas se eu mandar o meu promotor e ficar com o seu eu é que corro o risco de definhar. Lembra quando o meu promotor teve que ficar com nós dois? O trabalho aqui comecou a acumular pois ele tava ocupado tentando fazer você andar. Eu vou rezar para que mandem outro promotor pra vc logo, enquanto isso, te desejo sorte para que vc não definhe antes que te mandem outro promotor...Prometo que estou aqui na torcida.
----------+++++-----+++++---------
O que vcs acharam? Será que eles conversariam mais alguma coisa?

Grande abraço.

g-alvino1 disse...

Aproveitamos a oportunidade para perguntar e o concurso da prefeitura de SBRPrêto que foi suspenso e até hoje os candidatos não sabem o que vai acontecer com o seu dinheiro das inscrições, será que já não está na hora do promotor que é o defensor do cidadão dizer o que está acontecendo, ou não é o seu papel?
NDDCde SBRPrêto