Decisão do comando da PM de retirar trailers irrita a população

POR JULLY CAMILO e OSWALDO VIVIANI

Por determinação do comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Jefferson Teles, os trailers da Polícia Militar, instalados em vários bairros da capital foram retirados, irritando a população. Ontem (28), moradores do Fumacê, sob protestos, impediram que o trailer da área fosse retirado. Hoje (29), eles fizeram uma faxina geral no trailer. O tenente-coronel Jefferson e o comandante da PM-MA, coronel Franklin Pachêco, dizem que a retirada é para evitar depredações por parte de criminosos e vândalos. A população ludovicence, no entanto, não entende por que a presença na cidade dos mais de 600 homens da Força Nacional e do Exército – e a previsão da chegada, nos próximos dias, de mais mil homens, dois blindados Urutu e dois helicópteros Pantera –não é suficiente para garantir a proteção dos trailers.
Segundo a moradora e líder comunitária Rose Pinheiro, a comunidade do Fumacê não permitirá a retirada do trailer. Ela disse que foi muito difícil conseguir levá-lo para o local e teme que após a paralisação dos militares o mesmo não seja devolvido ao bairro. Os moradores eleboraram um abaixo assinado que já conta com cerca de 600 assinaturas para evitar que o posto móvel saia do bairro.
Foto: G. Ferreira
Comunidade não permitiu retirada do trailer do Fumacê
Nos bairros de Fátima, Liberdade, Camboa, Centro e Anjo da Guarda, entre outros, a situação é diferente, uma vez que, mesmo com a insatisfação de comerciantes e moradores, os trailers foram retirados.
O comerciante Carlos Almeida, proprietário da Revistaria Guarnicê, no Bairro de Fátima, explicou que já trabalha no local há oito anos e há três o trailer foi instalado. Na manhã do último domingo (27) o posto móvel foi recolhido.
“A situação ficou ainda pior, pois nem a Força Nacional nem o Exército passam pelo bairro. Estou aqui porque preciso sustentar minha família, mas estamos literalmente a mercê da marginalidade sem o trailer”, disse Carlos.
A retirada dos trailers da Camboa e da Liberdade, que já estavam há aproximadamente quatro anos nos bairros também gerou desconforto aos moradores da área, que historicamente enfrenta o elevado índice de criminalidade. O morador Antonio Silva, explicou que no início da manhã de ontem foi surpreendido pela retirada dos postos da PM dos respectivos locais. Ele contou que a sensação deixada foi de “abandono e insegurança”.
Na Praça Deodoro o cenário é o mesmo. O comerciante Ronaldo Melo, disse que o trailer da praça também foi recolhido na manhã de ontem, e isso deixou a todos que trabalham ou transitam por ali apreensivos. Ele contou que vai passar a fechar sua livraria mais cedo por temer assaltos ou a ação de vândalos.
O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pachêco, garantiu que assim que o problema referente à paralisação dos militares for solucionado os postos móveis serão reinstalados em seus respectivos locais.

Fonte: Jornal Pequeno: 29 de novembro de 2011 às 16:08.

Um comentário:

alves antonio disse...

Esta eh uma demonstração de q a governadora roseana sarney não tem nenhum respeito com os policiais q são seus auxiliares de governo para fazerem a manutenção da lei e da ordem; por outro lado essa governadora demonstra não está preocupada com a segurança da comunidade maranhense!