Alto índice de consumo de crack em nossa cidade: cadê nossas autoridades?

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios revela que 3.871 cidades têm de definir estratégias de combate à droga. São Benedito do Rio Preto-MA é um deles.
A grande maioria dos municípios brasileiros – dos mais populosos aos menos habitados – já enfrenta problemas de saúde pública por causa da epidemia que se tornou o consumo de crack no Brasil.
O NDDCSBRP tem alertado as autoridades de nosso município sobre o sério problema das drogas por aqui, em especial o crack.
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com 3.950 municípios revela que 98% deles (3.871) precisam criar estratégias para combater o tráfico, o consumo e dar tratamento aos dependentes da droga. Eles representam 70% de todas as cidades brasileiras.
Nesse total, nosso município está entre os mais problemáticos. A figura a seguir consta na pesquisa da CNM:
Na Figura, podemos perceber que o nível de consumo de crack aqui é alto (vermelho no mapa).
A tabelinha ao lado informa se os órgãos de que o município dispõe para combater o problema.
A figura a seguir mostra a situação desses órgãos:

Podemos perceber que boa parte dos municípios do Maranhão, dentre eles o nosso, ou não dispõe desses órgãos, ou não os informou. Mas o certo é que mesmo existindo, os mesmos não funcionam a contento.
Segundo o Portal da Transparência do Governo Federal, o município tem recebido verba específica para resolver o problema, mas, segundo relatos de algumas pessoas da equipe de gestão do município, o prefeito Creomar Mesquita não repassa o dinheiro para o fim específico.

É provável que esta verba tenha tomado o mesmo rumo que mais de 2,5 milhões de reais do Fundeb em 2010.
De uma coisa fiquemos certo, o senhor Creomar deixará um município mais pobre, com mais analfabetos, com mais escândalos de corrupção e, sobretudo, com mais problemas sociais, como é o caso da droga e dos assaltos (A propósito: até ele se acha no direito de assaltar pessoas no meio da rua). Situação bem pior do que antes de ele ter chegado ao cargo.

2 comentários:

Neto Frazão disse...

mais o núcleo aviza todo dia só num vê quem num quer: prefeito, vereador, promotor, delegado.
vão deixa a coisa num ter mais geito será.

alves antonio disse...

É grave a omissão das autoridades para com o nosso município. Mas ainda bem q tem o NDDCsbrp q faz um papel excepcional para a comunidade; pesquisa, constata, publica e denuncia, mas as autoridades parecem não querer agir, talvez, cada uma delas tenha o seu motivo; seria bom q esse NDDCsbrp descobrisse também o motivo pelo qual o presidente da câmara de vereadores e o promotor de justiça não fazem nada.
Quanto ao crak; aqui em sbrp o único trabalho preventivo contra as drogas, prostituição, aborto e educa socialmente o jovem é a AFASB com o projeto Avante Camaradas que além do exercício da cidadania ainda realiza um trabalho de educação ambiental com a ajuda da comunidade, pois o poder público mesmo não faz nada!