Tudo em casa: prefeito contrata empresa de sua irmã e ainda aditiva o contrato em 25%


O prefeito de São Benedito do Rio Preto-MA, José Creomar de Mesquita Costa, na iminência de ser cassado, continua inovando em suas maneiras de fraudar a aplicação de verbas públicas.
No Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOEMA), Página 25, de 16/02/2011, Creomar Mesquita publicou o extrato de contrato relativo ao Pregão Presencial nº 03/2011, o qual não ocorreu, mas teve como vencedor a Livraria Econômica (A. E. Mendes, CNPJ nº 41.472.655/ 0001-40), de propriedade do Sr Antônio Eduardo Mendes, cunhado de Creomar e esposo da vereadora Tereza Mesquita.

Na resenha do contrato o objeto é somente "aquisição de materiais", uma maneira clara de tentar esconder algo da fiscalização, haja vista que já foi denunciado várias vezes que todo o material de expediente da prefeitura é comprado na livraria da irmã/cunhado do prefeito.
Este contrato teve valor total de 320 mil reais. Vejamos a publicação do DOEMA:
EXTRATO DE CONTRATO Nº 003/2011. PREGÃO PRESENCIAL: 03/2011; CONTRATANTE: Município de São Benedito do Rio Preto do Maranhão; CONTRATADO: A E Mendes - CNPJ nº 41.472.655/ 0001-40 por seu Representante Legal Sr.Antonio Eduardo Mendes CPF nº. 166.643.103-68, estabelecida a Rua de Nazaré nº 340 - Centro - São Luís-MA. OBJETO: Aquisição de Material. FUNDAMENTO LEGAL: Art. 61 - parágrafo único, Lei nº 8.666/93; VIGÊNCIA: 14/ 02/2011 a 31/12/2011. VALOR TOTAL: R$ 320.000,00. FONTE DE RECURSOS: Transferências constitucionais obrigatórias e programas vinculados aos diversos órgãos da Educação. São Benedito do Rio Preto do Maranhão - MA, 14 de fevereiro de 2011. CREOMAR DE MESQUITA COSTA - Prefeito Municipal.

No DOEMA de 20/10/2011, página 02,o prefeito e seu cunhado Eduardo assinam aditivo de mais 80 mil reais, para completar os 400 mil reais redondos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENEDITO DO RIO PRETO -MA
EXTRATO DE TERMO ADITIVO. RESENHA TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 003/2011-PREGÃO PRESENCIAL Nº 03/ 2011. PARTES: Prefeitura Municipal de São Benedito do Rio Preto e a Empresa A E Mendes. OBJETO: Alterar conforme determina a Cláusula Quinta Valor do Contrato constante na cláusula terceira que Passará de R$320.000,00( trezentos e vinte mil reais ),para quatrocentos mil reais. FUNDAMENTO LEGAL: Lei nº 10.520/02.DATA DE ASSINATURA: 05/09/2011.Ficam mantidas e ratificadas todas as demais cláusulas e condições de contrato .SIGNATÁRIOS: José Creomar de Mesquita Costa-Prefeito Municipal de São Benedito do Rio Preto e Antonio Eduardo Mendes(contratada) JOSÉ CREOMAR DE MESQUITA COSTA - Prefeito Municipal
O simples fato de o prefeito contratar sem licitação já é crime. O fato de ele contratar com o cunhado/irmã dele é outro crime. Além do mais, estima-se que a maior parte desse dinheiro seja desviado.
Apenas um exemplo: no ano passado tivemos acesso a uma nota fiscal que atestava compra de mais de cinco toneladas de massa de modelar, quando na verdade nossas crianças não sabem nem do que se trata.
Há muito tempo as escolas de nosso município não recebem material escolar doado pela prefeitura e muitas escolas não recebem sequer uma folha de papel.

5 comentários:

Estrela disse...

E pra onde vai tanto material?
Está no almoxarifado da secretaria de educação?
Está na casa do Secretario ou de seu adjunto? Ou será que está na casa do prefeito?
pergunto porque conheço a zona rural especialmente as escolas, e eu sei e vi que está faltando tudo.
A secretaria de educação agora está de parabéns!!! tem uma moto mas o próprio secretario adjunto de educação pretenso e convencido candidato e vice parece que anda dizendo que comprou em seu nome uma moto pra secretaria . Isso pode?
Ora mas se pode contratar empresa de cunhado... então pode comprar uma moto em nome de pessoa física e pagar com recursos da educação. Guentaaaaa são Benedito!!! Explode educação!!!!!!!!!
Parabéns e cuidado secretario adjunto quanto mais alto, maior a queda.

Amilton Damasceno disse...

eu não vou responder a altura que o(a) idiota que fez esse comentário merece,visto que parece que para os desocupado de carteirinha a única coisa que lhes intereça é a vida alheia:eu ja foi dito em rádio que eu ganhei um carro de presente do prefeito e agora vem esse sei la quem.. tentar macular a dignidade de um cidadão de bem.
só para esclarecer aos leitores desse respeitado blog..eu posso comprar uma moto ainda que algum imbecil não goste.

Rogério Teles disse...

Nós, leitores do Blog, devemos ter cuidado com nossos comentários, para não baixarmos demais o nível. Principalmente quem se propõe a ocupar um cargo público, como é o caso do Secretário adjunto de educação.
Talvez seja mais adequado, amigo Amilton, que você usasse o espaço com argumentos contra a matéria, caso hajam, uma vez que faz parte da equipe de governo do prefeito, a quem a matéria acusa de corrupção.
Ou, até mesmo, contra diversas outras acusações que temos visto neste blog acerca da Secretaria de educação, de onde é subsecretário.
Entendo que, dessa forma, este poderia ser um espaço de interessantes discussões das coisas de nossa cidade.
Um grande abraço a todos.
Rogério Teles

NETTO disse...

essesecretario adjunto eum acar ee pu mesmo so sabe asina rpapel mandado do (poderoso chefao) diginide so isso q ele sabe dizer talves ja ouvou falar em algum lugar alguem falando sera se elel sabe asiginificado da da palavra dignidade vendo escolas caindo molhando em cima das criancas colegio sendo inealgurado so no papel faltando nmerenda quando aprece so as migalhas q nao dar nem uma semana semana tem semana nao sera se ta tudo bem na pasta q ele ocupa cargo ? sou pai de aluno e sei as mazelas da educaçao so nao ver quem nao quer enchergar

Neto Frazão disse...

in todo lugar tem corrupsão mais com esse tanto de prova acho q naum. o núcleo mostra tudo pra todo mundo vê.
e esse secrt dele vem fal de moto e nq verdade o prefito dá é carrão pros aliado dele, fas campanha pro cunhado, roba celular na rua e outro mais.