"Bilhete" ao prefeito. Enviado pelo Prof. Rogério Teles

O texto a seguir  foi escrito pelo Prof. Rogério Teles e encaminhado ao prefeito de São Benedito José Creomar, com cópia ao NDDCSBRP. Leia o "Bilhete aberto ao prefeito", como intitulou o próprio autor:

"Exmo. Sr. Prefeito de São Benedito, José Creomar Mesquita,
Dirijo-me à sua excelência, para demonstrar minha insatisfação pessoal com a maneira descuidada com que sua gestão tem tratado a educação em nosso município.
Nos últimos anos tenho me empenhado em conhecer a realidade das escolas e da educação do município e o que tenho visto é lamentável, sob todos os apectos.
No ano de 2010 produzi um trabalho discordando do que foi o resultado do IDEB de 2009 para o nosso município, onde conclui que, ou o Ideb foi calculado em São Benedito com muitas falhas, ou esse índice não mede nada acerca do desenvolvimento da educação.
Mas o que tenho para comunicar ao excelentíssimo prefeito, foi o que pude presenciar ontem no povoado Bom Princípio, de cortar o coração de qualquer pai ou mãe de família.
Passando pelo local, tive a curiosidade de parar e conversar com populares sobre a educação daquelas crianças e, confesso ao senhor que lágrimas rolaram, quando ouvi o depoimento daquela mãe revoltada com o abandono por parte do poder público.
Cerca de meia dúzia de crianças que estudam de 5ª à 8ª série, vão caminhando por mais de uma 6 Km até o povoado Poeirão para estudar; as demais crianças estão fora de sala de aula.
Isso é inadmissível, Sr. prefeito, no ano de 2011, em que tanta verba é destinada à educação básica e outro tanto às outras áreas.
Minha indignação foi tamanha, que tive a voz embargada pelo choro da revolta e, garanto que não foram lágrimas de crocodilo, tanto que as pessoas que estavam comigo nem perceberam minhas lágrimas. Pensei em comunicar ao ministério público, mas pelo que tenho visto neste Blog, o Nobre promotor de justiça Henrique Helder, também tem sido omisso na defesa do povo e na fiscalização da justa aplicação das leis.
A propósito do Dr. Henrique Helder, tive a oportunidade de ser seu professor na melhor escola de ensino médio do Maranhão, onde não se ficava um horário sequer sem aula, pois não faltava professor. As salas de aula já eram com ar condicionado e com quadro branco, eliminando a poeira do giz, que na época já se reprovava, pela insalubridade tanto dos professores quanto dos alunos. Isso foi há dezesseis anos.
Talvez por não conhecer a realidade do povo, o promotor não se revolte como eu me revoltei ontem.
Senhor prefeito, tenho a mais absoluta convicção que o que falta a vossa excelência é o mínimo de sensibilidade com a causa, pois oportunidade o senhor já teve de sobra. Completará na semana que vem, sete anos ininterruptos à frente do executivo do município. Antes, já esteve no mesmo cargo por outros quatro anos, só aí se vão onze anos à frente da prefeitura. Além disso, o senhor compôs a equipe do ex-prefeito Raimundo Erre Rodrigues Filho por cerca de três anos. Experiência e oportunidade é que não faltam.
Por tanto, Sr. Creomar sugiro à sua excelência um mínimo de atenção ao nosso povo, em especial à educação de nossas crianças, em seu último ano de mandato e, para tanto, tenho uma eficaz sugestão: basta o senhor prometer a si mesmo que aplicará cada real do dinheiro público destinado ao nosso município em sua devida rubrica que, dessa forma, o senhor fará o melhor ano de mandato de toda sua história de quinze anos no governo de São Benedito.
Se isso for possível, estou aqui desejando um bom 2012 ao nosso povo. Do contrário, o sofrimento continuará.
Finalizo, dizendo ao senhor o que disse em minha despedida àqueles simpáticos moradores de Bom Princípio: não serei candidato a nada nas próximas eleições, nem estava ali pedindo voto pra quem quer que seja, minha causa é outra, a da justiça social.

São Benedito do Rio Preto-MA, 22 de dezembro de 2011

Prof. Dr. Rogério de Mesquita Teles"

Veja algumas das várias matérias relacionadas, ao tratado no bilhete do Dr. Rogério:

2 comentários:

alves antonio disse...

Caro amigo Dr. Rogério Teles
Agradeço-lhe pelo seu pensamento e pela sua iniciativa: PARABENS!
Infelizmente amigo, ainda, pela ignorância existente na nossa comunidade, pessoas como esse prefeito ainda ocupam cargo de relevância, fato q será excluído exatamente quando o povo for um povo esclarecido, algo q só será alcançado pela educação e é exatamente por isso q essa ferramenta é tirada do povo.
Gostaria muito q o nosso prefeito atendesse ao seu pedido, mas p ele preceito ético como dignidade honestidade e respeito é um fardo muito difícil de ser carregado! No entanto milagres acontecem!

Neto Frazão disse...

parabem dr rogerio. ja q o prom foi seu aluno ele deveria le escuta mais pra ve se da um geito nessa robaleira de sb