Homicídios em São Luís são cinco vezes maiores do que em São Paulo, diz deputado


De acordo com os dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, foram contabilizados, no ano de 2013, 716 homicídios na ilha de São Luís. No mesmo período, na cidade de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo registrou 1.368 assassinatos. Não existem dados oficiais dos homicídios no Estado do Maranhão por completo.
O deputado Bira do Pindaré (PT) apresentou os números, na manhã desta terça-feira (5), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa. O parlamentar destacou que, em 2012, a proporção de assassinatos em São Luís chegou a 55 homicídios para cada cem mil habitantes. Em São Paulo a proporção é de 12 homicídios para cada cem mil habitantes.
Deputado Bira do Pindaré (PT)
“Vejam a disparidade, é quase cinco vezes maior o número de São Luís do que na capital do maior Estado do Brasil, que é o Estado de São Paulo. Cinco vezes maior!”, protestou Bira.
O pronunciamento do deputado foi motivado pela mensagem do governo do Estado lida pelo secretário-chefe da Casa Civil na sessão da última segunda-feira (4), e enviada a Casa Legislativa. Para Bira, a manifestação é uma demonstração da falência completa das políticas públicas promovidas e executadas pelo governo do Maranhão.
“O governo diz na sua mensagem que foram adquiridos veículos, carros, quadrículos, sistema de monitoramento, mas o governo não dá resposta a questão essencial que está afligindo a população do Estado do Maranhão, que é o seu completo desamparo em relação ao sistema de segurança”, criticou.
Outra preocupação do petista é quanto à quantidade de assassinatos já registrados em 2013. Os dados apresentados pela Secretaria de Segurança são praticamente os mesmos apresentados pelo Jornal Pequeno, no que tange o último mês de janeiro.
Foram contabilizados 75 homicídios em janeiro. A Secretaria de Segurança anunciou 64 homicídios (há uma diferenciação de classificação), o que não muda o estado de insegurança da população, pois o número já é maior que o do mesmo período em 2012.
“O governo é incapaz e vem aqui dizer para nós que comprou carro, comprou moto, botou sistema de videomonitoramento, que concretamente não está resolvendo a nossa situação. Se o caminho do governo está certo imagine se estivesse errado, como é que não estaria a situação do povo do Maranhão”, frisou Bira.

Nenhum comentário: