Inconformados em seus partidos, Dutra e Simplício vão para a ‘Rede’


Os deputados federais maranhenses Domingos Dutra (PT) e Simplício Araújo (PPS) participam neste sábado, em Brasília, do Encontro Nacional da Rede Pró-Partido, o novo partido estruturado pela ex-senadora Marina Silva. O gesto configura, dessa forma, a iminente saída dos dois parlamentares dos seus respectivos partidos.
De saída do PPS diante dos últimos acontecimentos ocorridos na legenda, como o ato de intervenção do diretório nacional que lhe tirou da presidência estadual e devolveu o comando da sigla à deputada Eliziane Gama, Araújo ressaltou que é importante a fundação de um novo espaço político no Brasil.
“Apoiando e registrando esse importante momento político da criação do REDE, um partido com uma proposta de se contrapor ao atual sistema vigente de organização partidária brasileiro”, disse Simplício. Além dele, quem também deve deixar o PPS-MA é o deputado Othelino Neto, além dos ex-vereadores Vieira Lima e Batista Matos. Estes também não concordam com a forma como a deputada Eliziane Gama vem conduzindo o partido.
Outro que deve fazer fileira junto com Marina Silva, terceira colocada na corrida presidencial de 2010, com 20 milhões de votos, o deputado Domingos Dutra disse que deixa o PT “com dor no coração” e que sua postura é “talvez sem volta”. A saída deve acontecer em setembro, exceto se o PT do Maranhão deixe de ser “humilhado pela oligarquia Sarney”.
Com 33 anos de militância petista, Dutra afirmou que a nova sigla (o Rede Pró-Partido) vai lutar pelos mesmos ideais originais do PT. “Esse partido novo tentará resgatar parte daqueles sonhos que nos motivaram a fundar o PT em 1980”, afirmou.
Dutra nunca escondeu sua contrariedade com o fato de o ex-presidente Lula ter feito uma aliança com José Sarney, seu principal adversário. Ele ressaltou que esse é um dos motivos de deixar o PT e migrar para o partido de Marina Silva. “No Maranhão, o PT está, oficialmente, no que eu digo, de forma direta e popular, no curral da oligarquia Sarney. O Maranhão é o único Estado do Brasil que até hoje a ditadura não acabou.”

Nenhum comentário: