Descaso com a educação: Apae completamente abandonada


Em SBRP existe a Unidade de Educação Especial Flávia Mesquita Souza, conhecida pelos moradores como APAE de São Benedito. Trata-se de escola que deveria funcionar para trabalhar principalmente com crianças com deficiência.
Infelizmente é mais uma escola de nosso município que encontra-se completamente abandonada pelo poder público. Fomos ao local e exporemos a seguir as imagens:
Vista geral externa do prédio
Outras fotos que comprovam o total abandono:
Calçada e entrada principal do prédio
Telhado
Vista da porta da cozinha e fogão
Cozinha: pia e geladeira
A estrutura foi bem preparada, com capricho, para abrigar as crianças com deficiências, o que pode ser percebido pela qualidade dos móveis, e a estrutura que ainda resiste ao abandono e ao vandalismo de invasores e pixadores. Vejamos os banheiros:
Entrada dos banheiros dos meninos e das meninas
Vasos sanitários
Pia e vaso
 Mas estrutura física não é tudo e, como muito bem disse o escritor Monteiro Lobato, "um país se faz com homens e livros", algo nos chamou atenção: a grande quantidade de livros existentes no local, muitos, dezenas, centenas, talvez milhares, muitos sem nunca terem, sequer, saído da embalagem. Vejamos:
Ironia: vida nova para jovens e adultos.


A escola é registrada no censo sob o código 21292205, com CNPJ nº 07.697.992/0001-05. Checamos:

Trata-se, na verdade da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de São Benedito do Rio Preto - MA, criada em 18/04/2005, tendo como na administração a seguinte composição, segundo estatuto publicado no DOEMA de 16/03/2007:
Presidente: Humberto Menezes Sousa Filho;
Vice-Presidente: Vereadora Maria Teresa de Mesquita Costa Mendes;
1º Secretário: João das Graças Lopes de Fonseca;
2º Secretária: Raimunda Maria. de S. Bezerra; 
1ºTesoureiro: Domingos Lima Costa.

Em 24/04/2007, a entidade foi considerada de utilidade pública pelo Governo do Estado, o que foi publicado no DOEMA de 25/04/2007.
No censo,a escola figura como categoria privada e o CNPJ da empresa mantenedora é o seguinte: 06.398.150/0001-81. Fomos verificar:
Escola de utilidade pública, tendo a prefeitura como mantenedora, o cunhado e a irmã do prefeito como presidentes e ainda assim deixaram a escola fechar e restar abandonada às traças, ratos morcegos e vândalos. O que teria ocorrido?
Não  podemos responder, mas, pelo menos, a vereadora Teresa Mesquita já tem assunto para ocupar a tribuna da Câmara Municipal na próxima sessão daquela casa, em 07/12/2012, se houver sessão. Falamos isso, porque muitas das últimas sextas não tem havido sessão, por falta de quórum, e na última sessão nenhum vereador usou da palavra, tendo sido a mesma encerrada com menos de meia hora de duração.
Se preferir,a vereadora ou alguém da diretoria da APAESBRP poderá encaminhar e-mail para o Núcleo que postaremos matéria acerca do assunto ou, simplesmente, comentar a matéria no Blogue.
Até consta telefone da escola nos dados do censo escolar, (98) 3468-1122, mas por diversas vezes ligamos e ninguém atendeu.

2 comentários:

g-alvino1 disse...

Até a APAE, este gestor corrupto usou, para receber recursos enada fazer, mas, o pior, é que ninguém da diretoia nunca falau nada e nem denunciaram, será porquê? são coniventes ou não podem falar nada?Depois, ainda tinha muita gente querendo que esta administraçaõ, continuasse, teve mais de quatro mil que acreditavam.Me compre um bode!!!!!

alves antonio disse...

Prefeito Creomar: OITO ANOS DE DESMANDOS, CORRUPÇÃO, DESRESPEITO, PERSEGUIÇÕES, FALCATRUAS DE TODA NATUREZA.
Um marco na história de são benedito do rio preto-MA.